Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Fernandes, Lúcia (2020), participante no Animação e desenvolvimento comunitário (Formação modular para empregados e desempregados), on line (25 horas), Turisforma/Casa da Esquina.

Fernandes, Lúcia (2017), formador no Risco, justiça e equidade na transição para sustentabilidade, ICS, stituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Fernandes, Lúcia (2016), participante no Artistic and other Creative Practices as Drivers for Urban Resilience, Museu Municipal de Espinho, CES.

Fernandes, Lúcia (2014), participante no Communication Skills, ICTA-UAB Barcelona, ICTA-UAB Barcelona.

Fernandes, Lúcia (2014), participante no Degrowth summer school, UAB, Barcelona, UAB, Barcelona.

Fernandes, Lúcia (2011), formador no "Desigualdades ambientais. Instrumentos de análise e intervenção", CES Lisboa, CES.

Fernandes, Lúcia (2010), formador no "O ambiente como bem comum: experiências de conflito, acção colectiva e decisão pública", CES- Lisboa, CES.

Orientações de Projetos Doutorais

janeiro 2022 - Orientação do projeto de Doutoramento "Lutas de mulheres frente à crise ecológica: O caso das pescadoras artesanais nas reservas extrativistas marinhas no Brasil", da autoria de Aline Leite.

30-09-2022 - Orientação do projeto de Doutoramento "Participação como arguente externa da tese "Movimentos Sociais ambientias, desenvolvimento e luta de classes: uma análise fundada no percurso da Associação MAcaense de defesa ambiental" em Ciências ambientais e Conservação no NUPEM/UFRJ", da autoria de Matheus Thomaz da Silva.

14-09-2020 - Orientação do projeto de Doutoramento "Participação no júri de doutoramento como aguente externa Terra mercadoria e terra comum na fronteira: acumulação primitiva, dinâmica agrária e conflitos na área de influência da Rodovia Belém-Brasília"", da autoria de Cleidianne Crispim.

12-08-2019 - Orientação do projeto de Doutoramento "Participação como arguente externa no júri de doutoramento em Doutorado em Desenvolvimento Econômico, Território e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará "Terra mercadoria e terra comum na fronteira: acumulação primitiva, dinâmica agrária e conflitos na área de influência da Rodovia Belém-Brasília"", da autoria de Cleidianne Novais Sousa Crispim.

30-09-2017 - Orientação do projeto de Doutoramento "Participação como arguente externa da discussão do projeto de tese de doutoramento "Migração, exploração de recursos minerais e direitos sociais - O papel das políticas públicas na formação socioeconómica de uma capital amazónica (de 1980 a 2015)"", da autoria de Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios.

em curso - Coorientação (com Lúcia Fernandes e Stefania Barca) do projeto de Doutoramento " "Lutas de mulheres frente à crise ecológica: O caso das pescadoras artesanais nas reservas extrativistas marinhas no Brasil"", da autoria de Aline Simões,Programa Democracia do Século XXI .

em curso - Orientação do projeto de Doutoramento "Participação como arguente externa do projeto de doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia , "Festas de maior lutas ecológicas no Algarve, e acompanhamento como arguente externa do prossseguimento trabalhos aluna ", da autoria de Catarina Freire Leal, com projeto "Festas dos Maios e manifestações ecologistas: natureza e património na região do Algarve.

Supervisões de Projetos Pós-doutorais

11-2020-04-2022 - Supervisão do projeto "Revisão crítica das transnacionais do sistema alimentar brasileiro à luz do Direito Humano à Alimentação Adequada", da autoria de Míriam Villamil Balestro Floriano.

06-2020-02-2022 - Supervisão do projeto "Alterações climáticas e saúde pública", da autoria de Cristina Sofia Santos.

07-2019-05-2020 - Cosupervisão (com Stefania Barca) "Estudos teórico-metodológicos na abordagem da dicotomia sociedade/natureza a partir da Ecologia Política e da Geografia Ambiental", da autoria de Marco Antonio Sampaio Malagoli.

Orientações de Teses de Mestrado

13-12-2021 - Orientação da tese de Mestrado "Participação em júri mestrado em Sociologia ISCTE, Univ. de Lisboa: Participação e Interesse em Hortas Comunitárias - O Caso do Município de Coimbra", da autoria de Ana Beatriz Alho .

agosto 2020 a outubr - Orientação da tese de Mestrado "DA MORTE À VIDA: A MODA SUSTENTÁVEL É CAPAZ DE RESPONDER AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA INDÚSTRIA?", da autoria de Maria Eduarda de Matos Gragnari .

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

01-2019-05-2020 - Orientação do projeto "Terra mercadoria e terra comum na fronteira: acumulação primitiva, dinâmica agrária e conflitos na área de influência da Rodovia Belém-Brasília"", da autoria de Cleidianne Novais Sousa Crispim, aluna do programa de Doutoramento em Desenvolvimento Económico, Território e Meio Ambiente na Universidade Federal do Pará, Brasil.

Orientações de Outros Projetos

2019-em curso - Orientação do projeto "Acompanhamento externo de Catarina Leal "Festas dos Maios e manifestações ecologistas: natureza e património na região do Algarve , Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia ", da autoria de Catarina Leal.

01-2018-12-2018 - Coorientação (com Sofia Bento) do projeto "Estágio no projeto Soil Take Care, projeto internacional cofinanciado pelo FEDER, iniciativa Interreg Sudoe", da autoria de Rodrigo Azevedo.