Curso de Formação Avançada

O ambiente como bem comum: experiências de conflito, acção colectiva e decisão pública

18 de dezembro de 2010, 09h30

Picoas Plaza, R. Tomás Ribeiro,65, CES-Lisboa

Coordenação:

Stefania Barca e Laura Centemeri

Resumo

Os conflitos ambientais podem ser definidos como disputas que surgem decorrentes de situações ou eventos (incluindo decisões públicas) que afectam a relação das colectividades humanas com o meio ambiente. Os conflitos ambientais dão origem a conflitos entre diferentes valores atribuídos ao ambiente, que produzem, por sua vez, conflitos entre diferentes grupos sociais acerca da distribuição dos "custos ecológicos" das actividades económicas e dos danos e dos benefícios ambientais das escolhas públicas. Eles surgem em diferentes níveis - desde o local até a dimensão global - e envolvem uma variedade de sujeitos - cidadãos e cidadãs em nome individual, comunidades, ONGs, movimentos sociais, actores institucionais e responsáveis de políticas públicas. A existência desta variedade de atores, que não somente atribuem ao ambiente valores diferentes, mas são também marcados por desigualdades de poder económico, conhecimento científico, informação e influência política, configura-se num desafio para a acção colectiva e a decisão pública em matéria de ambiente.

Este curso oferece uma visão comparada sobre vários tipos de conflitos ambientais contemporâneos e sobre as diferentes experiências de acção colectiva e de tomada de decisão que se constituíram ao redor de cada um deles.

O curso é formado por duas sessões. A primeira abordará conflitos envolvendo o uso de diferentes recursos naturais (energia eólica, solo e água), bem como diferentes instrumentos e métodos de suporte à tomada de decisão, baseados na avaliação das diferentes alternativas disponíveis e na construção de um espaço de participação e deliberação. A segunda sessão será centrada no conflito entre trabalho, saúde e ambiente, com particular atenção para o caso da indústria petroquímica. Nesta sessão, será apresentado, em antestreia nacional, o filme documentário ‘Oil. Il film’ (Itália, 2010). O debate a seguir, que contará com a presença do secretário geral da CGTP Manuel Carvalho da Silva, abordará temas como as relações entre os movimentos sindicais e os ambientalistas e os contrastes entre as políticas industriais e as políticas de sustentabilidade em Portugal.

O curso integra-se nas actividades organizadas pelo Observatório do Risco do CES no quadro do projecto financiado pela FCT BeCOM (A escolha apesar da (in)comensurabilidade: controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desenvolvimento territorial sustentável - FCOMP-01-0124-FEDER-009234).

Normal: 30€

Estudantes e desempregado/as: 20€

> Inscrição

9:30 -  Acolhimento do/as participantes