Lançamento e Apresentação pública do Manual Nacional EQUI-X

Envolvendo Jovens em Modelos Não Violentos de Masculinidade

13 de dezembro de 2019, 17h00

Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL)

Enquadramento

O projeto projeto EQUI-X | Promoção de Estratégias Inovadoras de Construção de Identidades de Género e de Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade, financiado pela União Europeia, propõe novas abordagens para prevenir a violência baseada no género e promover a igualdade entre jovens de diferentes idades através da discussão de feminilidades e de modelos não violentos e equitativos de masculinidade.

Em Portugal, o EQUI-X foi desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais-Universidade de Coimbra e pelo Promundo Portugal entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019, com jovens com idades entre os 12 e os 18 anos em escolas públicas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e jovens das mesmas idades a cumprir medidas educativas em Centros Educativos. O manual EQUI-X é um dos principais resultados deste projeto.

Programa

17h00 |  Abertura oficial do evento, por Sua Excelência Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

17h20 | As ações previstas para os Centros Educativos no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação, por João D’Oliveira Cóias, Diretor de Serviços de Justiça Juvenil da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

17h40 | O projeto EQUI-X nos Centros Educativos, por José Falcão Amaro , Diretor do Centro Educativo Navarro de Paiva.

18h00 |  Apresentação do Manual, por Rita Santos, coautora do Manual e investigadora do CES/UC.

18h20 | As etapas de implementação do projeto EQUI-X, por Tiago Rolino, coautor do Manual e Investigador do CES/UC.

18h40 | Apresentação da Campanha Europeia e da Campanha Nacional do projeto EQUI-X e encerramento, por Tatiana Moura, coordenadora do Projeto EQUI-X e investigadora do CES/UC.