Rita Santos

rita@ces.uc.pt

Rita Santos é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP. Foi editora do boletim on-line P@x (2008-2014), a publicação periódica do grupo de trabalho sobre Estudos para a Paz, e coordenadora executiva do OGiVA/CES (2010-2014). É doutoranda em Política Internacional e Resolução de Conflitos, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem o grau de Mestre em Estudos para a Paz, pela Universidade de Bradford, Reino Unido, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus actuais interesses de investigação relacionam-se com feminismo das Relações Internacionais e Estudos de Segurança; violência, género e armas de fogo; movimentos a favor do controlo de armas e desmilitarização; a agenda internacional sobre Mulheres, Paz e Segurança; e construções de raça e género nas representações de migrantes, refugiados/as e "outros/as internos/as". Publicou, em 2016, Violência e armas de fogo em Portugal, organizado com Tatiana Moura e José Manuel Pureza (Editora Almedina). Entre as outras publicações mais recentes incluem-se: "De-securitising 'the South in the North'? Gendered Narratives on the Refugee Flows in the European Mediascape", Contexto Internacional, 40, 3, 453-477 (2018, com S. Roque e S. J. Santos).

Santos, Rita; Roque, Sílvia (2020), Feminismos e teoria crítica: contributos para pensar a política internacional, a reflexividade e a emancipação a partir das Relações Internacionais, in Marcos Ferreira e José Manuel Pureza (org.), Teoria Crítica e Relações Internacionais. Coimbra: Editora Almedina

Roque, Sílvia; Santos, Rita (2019), Gênero, Feminismos e Estudos para a Paz, in Marcos Alan S.V. Ferreira, Roberta Holanda Maschieto, Paulo Roberti Loyolla Kuhlmann (org.), Estudos para a Paz. Conceitos e Debates.. São Cristóvão (Brasil): Editora UFS, 419-458

Santos, Rita; Roque, Sílvia; Santos, Sofia José (2018), "De-securitising 'the South in the North'? Gendered Narratives on the Refugee Flows in the European Mediascape", Contexto Internacional, 40, 3, 453-477