Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio

Áreas de Trabalho

Plano de Formação para 2022 disponível aqui.

Tendo por base a experiência de trabalho nesta área, bem como projetos e parcerias atualmente em curso, prevê-se como principais linhas de trabalho:

- Cursos de formação avançada de âmbito profissional – CES
Cursos de formação avançada, tendo como âmbito principal conhecimento de âmbito profissional e técnico, principalmente na área das eleições e democracia. Os cursos decorrem no CES, em Lisboa e Coimbra, com a possibilidade de criação de formação online. Visa-se colmatar a falta de formação especializada. Incluem-se neste âmbito o curso de Observação Eleitoral, iniciativa pioneira no CES, e com previsão de edição anual. Prevê-se a realização de formação avançada no âmbito das Eleições em Portugal e diversos aspetos dos próximos atos eleitorais. A formação específica, e a pedido, é também uma possibilidade, dentro deste âmbito.

- Instituições de ensino, a nível nacional
Visa-se uma colaboração com instituições de ensino a nível nacional, as quais podem acolher os cursos de formação, ou através de parcerias para a criação de cursos combinando múltiplas valências e áreas de trabalho específicas. Estão em curso iniciativas a desenvolver com diversas faculdades, incluindo de âmbito interdisciplinar. Prevê-se a realização de ações específicas em diversas universidades, de forma a sensibilizar para as questões das eleições, Democracia, e Direitos Humanos em geral; estas podem ainda resultar na combinação de diversas áreas de expertise, numa abordagem conjunta.

- Sessões para crianças e jovens

Estas sessões dirigem-se a uma audiência mais jovem, incluindo futuros e jovens eleitores. Alicerçam-se na experiência prévia de trabalho com jovens, nesta área, e visam desenhar sessões que permitam sensibilizar estas audiências para estas questões. Estas sessões vão contribuir, desejavelmente, para um melhor entendimento do sistema democrático junto de uma população com níveis historicamente baixos de participação.

- Direitos Humanos: ateliers artísticos

Os meus, os teus, os nossos Direitos: atelier sobre a Declaração Universal  dos Direitos Humanos
O que é um Direito? Ter uma casa é um Direito Humano? E ir à escola ou viver num país  em paz? Neste atelier os participantes são apresentados à Declaração Universal dos  Direitos Humanos e são encorajados a pensar sobre estes princípios, partindo da sua  realidade quotidiana. É pedido que desenhem alguns símbolos relacionados com a Declaração Universal dos  Direitos Humanos, criando carimbos e moldes/stencils com esses desenhos, elaborando de  forma coletiva um cartaz alusivo ao tema.
Rita Oliveira Dias, Artista Plástica e Carla Luís

- Internacionalização
Dentro desta linha pretende olhar-se para um panorama mais global, nomeadamente as perspectivas internacionais relativas às eleições, Democracia e Direitos Humanos. A construção de parcerias com instituições internacionais, na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, nomeadamente com o IDEA, e o desenvolvimento de trabalho futuro, são um dos aspetos centrais. Trabalho recente com a The Hague University of Applied Sciences, na área da Justiça Eleitoral, e do programa de formação para o Tribunal Constitucional da República da Indonésia, são também uma área a aprofundar. Procura-se a construção de parcerias com instituições na área eleitoral, de diversos países, em especial de língua portuguesa, através da combinação de áreas de trabalho. O desenvolvimento de um conjunto de curricula nestas áreas é também um dos resultados desejáveis do projeto.

- Apoio e formação a pedido, de âmbito específico
Dentro desta linha, podem ser criadas e levadas a cabo projetos de apoio, incluindo ações de formação específicas, de forma a ir ao encontro das necessidades de entidades e públicos específicos, incluindo em projetos concretos a desenvolver.