Os desertores: recusar a guerra, combater o colonialismo

1 de agosto de 2014 a 31 de agosto de 2017
Resumo

Entre 1961 e 1974, no quadro das guerras coloniais em curso, estima-se que mais de 200 mil jovens portugueses tenham faltado à chamada para a incorporação militar. Para além dos faltosos e refratários, um outro conjunto de jovens recusou conscientemente combater os movimentos de libertação africanos em luta contra o colonialismo e o Estado português: os desertores. Passados cerca de 40 anos sobre a queda do Estado Novo e o fim das guerras coloniais, é fundamental a recolha da memória pessoal destes percursos singulares, evitando que eles se percam na bruma do tempo e procurando desvanecer algumas das imprecisões que sobre a sua escolha pessoal têm por vezes sido adiantadas.

Resultados

e-book e entrevistas em formato vídeo, que serão integradas no Arquivo de História Oral do Centro de Documentação 25 de Abril da UC.

Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra (Coord.)

Investigadoras/es
José Carlos Patrício
Miguel Cardina
Natércia Coimbra