Miguel Cardina

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais. É atualmente Presidente do Conselho Científico do CES e foi membro da coordenação do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) entre 2013 a 2106. Recebeu em 2016 a bolsa Starting Grant do European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação) na qualidade de coordenador do projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times». É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

Cardina, Miguel (2018), GEFAC: das origens ao 25 de Abril [com Julieta Silva], in GEFAC (org.), Bico Bico Chão. 50 Anos de GEFAC. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 30-43

Cardina, Miguel (2018), Deserção de Antigos Alunos Oficiais da Academia Militar, in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (org.), As Voltas do Passado. A guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta-da-China, 189-195

Cardina, Miguel (2018), Introdução: Do Império Colonial às Lutas de Libertação: memórias cruzadas da guerra, in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (org.), As Voltas do Passado. A guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta-da-China, 9-18