CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

CC.Edu recebe estagiárias da UC

Julho de 2024

Durante os meses de Verão, o CC.Edu recebe a Daniela Lebre, estudante do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), e a Leonor Silva, estudante da Licenciatura em Sociologia da mesma faculdade, ao abrigo do Programa de Estágios da Universidade de Coimbra (UC).

O estágio da Daniela e da Leonor contempla a realização de algumas actividades em colaboração com outtros membros do Grupo de Trabalho, como foi a participação na visita guiada à exposição "Entre Lugares" e debate com um grupo de jovens, em Junho, e cujo resumo pode ser lido AQUI.

Uma parte importante do plano de trabalho das duas estágiárias será realizado em colaboração com a União das Freguesias de Coimbra (UFC), e permitirá avaliar as suas actividades dirigidas a crianças e jovens durante a pandemia de COVID-19, bem como aplicar metodologias participativas e ciência cidadã com grupos de crianças e jovens da freguesia a frequentar o campo de férias da UFC entre julho e Agosto. Estas metodologias permitirão realizar um diagnóstico crítico de uma das zonas da freguesia e incluir as perspectivas das crianças e jovens sobre o planeamento e gestão do espaço público urbano.

Deste estágio resultará um maior conhecimento sobre o impacto das iniciativas da UFC no sucesso educativo e desenvolvimento de competências nas crianças e jovens da freguesia, bem como sobre os espaços públicos da freguesia e estratégias para envolver os mais jovens em processos de co-governaça.

Desejamos à Daniela e à Leonor um óptimo trabalho!

.