Candidaturas

CANDIDATURAS ABERTAS
1ª Fase: 9 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026 (5 vagas)
2ª Fase: 2 a 31 de março de 2026 (5 vagas)
3ª Fase: 4 de maio a 30 de junho de 2026 (1 + vagas sobrantes)
Fase Extraordinária: 1 a 11 de setembro de 2026 (1 + vagas sobrantes)

Este doutoramento é bienal.
 

Podem candidatar-se | Apresentação das candidaturas | Critérios de avaliação | Propina Anual

Podem candidatar-se

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

Número de vagas: 12

Apresentação das candidaturas

As candidaturas são submetidas exclusivamente através da Plataforma online InforEstud@nte
As instruções estão disponíveis aqui.

Documentos a apresentar

- Carta de motivação; [OBRIGATÓRIO];
- Duas Cartas de recomendação 1; [OBRIGATÓRIO];
- Certidão ou Diploma de conclusão da licenciatura com média final ou outro documento equivalente. Deve incluir a certidão comprovativa da aprovação nas unidades curriculares realizadas, com respetivas classificações (histórico escolar ou suplemento ao diploma); [OBRIGATÓRIO exceto se se tratar de um curso lecionado na Universidade de Coimbra];
- Certidão ou Diploma de conclusão de mestrado com média final ou outro documento equivalente. Deve incluir a certidão comprovativa da aprovação nas unidades curriculares realizadas, com respetivas classificações (histórico escolar ou suplemento ao diploma); [OBRIGATÓRIO exceto se se tratar de um curso lecionado na Universidade de Coimbra];
- Certidão de outros cursos eventualmente realizados com programas e cargas horárias de unidades curriculares efetuadas com respetivas classificações (histórico escolar), caso pretenda creditações; [OBRIGATÓRIO, exceto se se tratar de um curso lecionado na Universidade de Coimbra no âmbito do Processo de Bolonha (após 2007/2008)];
- Diploma(s) comprovativo(s) do domínio de línguas estrangeiras (quando existam);
- Curriculum vitae; [OBRIGATÓRIO];
- Documento de identificação; [OBRIGATÓRIO apenas para candidatos/as estrangeiros/as];
- Texto Justificativo do interesse pelo Doutoramento / Proposta de Tema (até 1000 palavras); [OBRIGATÓRIO]. 

Nota: Sempre que os documentos acima mencionados se encontrem numa língua estrangeira que não o espanhol, francês ou inglês, deve ser apresentada a tradução para português por tradutor/a reconhecido/a pela representação diplomática portuguesa.
A entrega dos documentos originais autenticados é exigida aos/as candidatos/as colocados que realizam a matrícula e inscrição e deve ser efetuada logo que possível para completar o processo individual de estudante. Mais informação

Critérios de avaliação

1.1 Curriculum Académico: Licenciatura; [Ponderação 3/10]: 
A classificação neste item é proporcional à nota final obtida na licenciatura
1.2 Curriculum Académico: Outras formações académicas; [Ponderação 2/10]: 
A classificação neste item é proporcional à nota final obtida no mestrado
1.3 Curriculum Académico: Publicações / Investigação; [Ponderação 2/10]:
a) Até 3 publicações em revistas de interesse científico ou capítulos de livros ou até 3 participações em congressos, seminários e projetos de investigação – 14 valores
b) De 4 a 6 publicações em revistas de interesse científico ou capítulos de livros ou de 4 a 6 participações em congressos, seminários e projetos de investigação – 16 valores
c) Mais 6 publicações em revistas de interesse científico ou capítulos de livros ou mais de 6 participações em congressos, seminários e projetos de investigação – 18 valores
2. Curriculum Profissional: Avaliação de Mérito profissional; [Ponderação 1/10]:
a) cv profissional medianamente relacionado com os conteúdos do doutoramento – 13 a 15 valores (em função da fundamentação demonstrada no CV)
b) cv profissional muito relacionado com os conteúdos do doutoramento e muito relevante para os seus objetivos – 16 a 19 valores (em função da fundamentação demonstrada no CV)).
3. Entrevista: Perfil do/a Candidato/a; [Ponderação 2/10]:
A coordenação só realizará entrevista (por skype ou presencial) se subsistirem dúvidas quando ao perfil geral de algum/a candidato/a. Na ausência de entrevista, a coordenação do programa classifica o perfil do/a candidato/a não só atendendo à robustez do conjunto dos critérios anteriores, como tendo em conta quer carta de motivação entregue (onde cada candidato/a deve explicar as razões da seu interesse no programa), quer a exequibilidade do projeto de tema que o/a candidato/a pretende desenvolver.

Júri: Hermes Augusto Tadeu Moreira Costa (Presidente do Júri), Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro e Maria Madalena Santos Duarte. 

Nota: As candidaturas avaliadas que tenham nota inferior a 9,5 valores num dos critérios de avaliação serão automaticamente não admitidas.

Propina Anual: 2.000 Euros.

Inscrição a tempo parcial: Admite, apenas em tese.

Outras informações

- A candidatura está sujeita ao pagamento do emolumento no valor de 50.00 euros, não havendo lugar a reembolso, incluindo nas situações de invalidação de candidatura e de não colocação.
- Apresentação da candidatura: Online.
- Os/as candidatos/as que não possuam comprovativo das qualificações exigidas, ou outros documentos, até ao final do prazo de candidatura, podem apresentar a sua candidatura condicionalmente. Caso não reúnam os documentos até à data que lhes for indicada, a mesma passará ao estado de não admitida com a disponibilização da lista definitiva. Nesta situação os/as candidatos/as podem transitar a candidatura para a fase seguinte sem custos adicionais.
- Numa candidatura validada definitivamente, e depois de iniciado o período de avaliação, não é possível juntar ou substituir os documentos apresentados. Para adicionar nova documentação, deverá ser apresentada nova candidatura na fase seguinte, caso exista.
- Após a última fase de candidatura, se continuarem a existir vagas, os/as candidatos/as podem propor a sua candidatura, via requerimento, fora de prazo, que será devidamente apreciado pela coordenação de curso/UO.
- Mais informações sobre outros assuntos académicos, incluindo calendário escolar.
- Contactos do Serviço de Gestão Académica: E-mail; telefone (00351) 239 247 195; presencialmente no Student Hub.