Hermes Augusto Costa

hermes@fe.uc.pt

Hermes Augusto Costa é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar com Agregação. Ao nível do ensino pós-graduado, é cocoordenador do Programa Doutoramento em "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo" ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES). É investigador do CES desde 1993, tendo sido cocoordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Sindicalismo entre 2002 e 2010, bem como do Núcleo Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) entre 2011 e 2013. As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Nestes domínios, tem publicado nacional e internacionalmente vários artigos e livros. De entre os seus livros mais recentes contam-se: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT, Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo), Coimbra: Almedina/CES, 2009 [Prémio Agostinho Roseta/6.ª edição, atribuído pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque), Coimbra: Almedina/CES, 2011; Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal (coautoria com Paula Reis Costa). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014; Ensaios de direito e de sociologia a partir do Brasil e de Portugal: movimentos, direitos e instituições (coorg com Gisela M. Bester e Gloriete M. A. Hilário). Curitiba: Instituto Memória Editora, 2014; Desigual e combinado. Precariedade e lutas sociais no Brasil e em Portugal (coorg com Ruy Braga e Elísio Estanque). São Paulo: Alameda, 2016; O futuro do trabalho em debate: simulação da Conferência Internacional do Trabalho na Universidade de Coimbra (org.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

Estanque, Elísio; Costa, Hermes Augusto; Fonseca, Dora (2018), Building the 'Contraption': Anti-austerity movements and political alternative in Portugal, in Beltran Roca, Emma Martin-Diaz and Iban Diaz-Parra (org.), Challenging austerity. Radical left and social movements in the South of Europe. Abingdon: Routledge, 111-132

Costa, Hermes Augusto; Costa, Elizardo Scarpati (2018), "Trabalho em call centers em Portugal e no Brasil: a precarização vista pelos operadores", Tempo Social, 30, 1, 105-127

Almeida, João Ramos de; Silva, Manuel Carvalho da; Ferreira, António Casimiro; Costa, Hermes Augusto (2017), A Concertação Social em tempo de crise, in Manuel Carvalho da Silva, Pedro Hespanha e José Castro Caldas (org.), Trabalho e Políticas de Emprego: Um retrocesso evitável. Lisboa: Editora Actual, 301-362