Hermes Augusto Costa

hermes@fe.uc.pt

Nota biográfica

Hermes Augusto Costa é sociólogo, professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (pertencendo à linha temática Capitalismo (Semi)Periférico: Crises e Alternativas). Desde 2008/09, é cocoordenador do Programa de Doutoramento em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo. É atualmente subdiretor da FEUC. As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Alguns dos seus livros mais recentes (como autor/coautor e organizador/coorganizador): O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (Coimbra: Almedina, 2011); Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal (Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014); Ensaios de direito e de sociologia a partir do Brasil e de Portugal: movimentos, direitos e instituições (Curitiba: Instituto Memória Editora, 2014; Desigual e combinado. Precariedade e lutas sociais no Brasil e em Portugal (São Paulo: Alameda, 2016); O futuro do trabalho em debate: simulação da Conferência Internacional do Trabalho na Universidade de Coimbra (Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017); Poderes sindicais em debate: desafios e oportunidades na Autoeuropa, TAP e PT/Altice (Coimbra: Almedina, 2020); Um vírus que nos (re)une: reflexões da FEUC (Porto: Vida Económica, 2020); Trade Union Powers: Implosion or Reinvention? (Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing; 2020); The "ILO Chair" at FEUC: talks on the future of work (Coimbra: Coimbra University Press, 2022), The representation of workers in the digital era: organizing a heterogeneous workforce. London: Palgrave/Macmillan, 2022).

Últimas Publicações

Livro

Garrido, Álvaro; Costa, Hermes Augusto (orgs.) (2023), 50 anos, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra: Faculdade de Economia

Capítulo em Livro