Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Cunha, Teresa (2019), coordenação do Ecologias Feministas de Saberes - Escola de Inverno, CES, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Cunha, Teresa (2019), formador no Feminist lab, Maputo, Friedrich Ebert Stiftung Mozambique.

Cunha, Teresa (2019), coordenação do Ecologias e Epistemologias para a Emancipação Social: Ecologias Feministas de Saberes no Sul Global, FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz.

Cunha, Teresa (2019), formador no Jornadas de Cultura Y Paz, Gernika - Lumo, Gernika Gogoratuz.

Cunha, Teresa (2017), coordenação do Summer School - Epistemologias do Sul: Lutas, saberes e ideias de futuro, Curia, CES.

Cunha, Teresa (2017), coordenação do Feminismos pós-coloniais: (des)patriarcar e (des)colonizar práticas e saberes, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil.

Cunha, Teresa (2017), coordenação do Reflexões epistemo-metodológicas para uma Universidade de Bem-Viver Lugares de enunciação, campos, dispositivos e as estórias delas, FACED, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Cunha, Teresa (2016), formador no Summer School - Epistemologies of the South, Curia, Ces Coimbra.

Cunha, Teresa (2015), coordenação do Teatro do Oprimido - Master class, CES, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Cunha, Teresa (2014), participante no Polifonias femininas das poligamias. Concerto ou desconcerto?, CES.

Cunha, Teresa (2014), formador no Quando o orçamento participativo e as moedas sociais se encontram, CES - ECOSOL.

Cunha, Teresa (2014), participante no Oportunidades de financiamento no Horizonte 2020 em 2015, FCT - CCDRC.

Cunha, Teresa (2014), participante no 25 de Abril 40 anos de Futuro, FEUC - CES.

Cunha, Teresa (2013), formador no A economia emPoder delas. Justiça, dignidade e bem-viver., Fórum Mulher Moçambique, Fórum Mulher Moçambique e Women and Law in Southern Africa Moçambique.

Cunha, Teresa (2012), participante no Da gestão da confiança: algumas lições para a história - seminários avançados ALICE, CES, Coimbra, CES.

Cunha, Teresa (2012), participante no From Universalism to Multiversalism: Decolonizing Western Concepts of Democracy - Seminários avançados do projeto ALICE, CES, Coimbra, CES.

Cunha, Teresa (2012), participante no Indian Democracy in the Hall of Mirrors - seminários avançados do projeto ALICE, CES, Coimbra, CES.

Cunha, Teresa (2012), participante no A cidadania a partir dos que não são cidadãos - Aulas Magistrais de BSS, FEUC, Coimbra, CES/FEUC.

Cunha, Teresa (2012), participante no Direitos Humanos ou Democratizar a democracia? - Aulas Magistrais de BSS, FEUC, Coimbra, CES/FEUC.

Cunha, Teresa (2012), participante no Porquê as Epistemologias do Sul? Aulas Magistrais de BSS, FEUC, Coimbra, CES/FEUC.

Cunha, Teresa (2012), participante no From Belo Monte to Sarayaku: Extractive Capitalism, Environmental Conflicts, and Indigenous Rights in Social Minefields - Cátedra Boaventura de Sousa Santos, FEUC, FEUC.

Cunha, Teresa (2012), participante no Desenvolvimento ou autodeterminação? - Aulas Magistrais de BSS, FEUC, Coimbra, FEUC/CES.

Cunha, Teresa (2012), participante no Para uma teoria sociojurídica da indignação - Aulas Magistrais de BSS, FEUC, Coimbra, FEUC/CES.

Cunha, Teresa (2012), participante no Pode o constitucionalismo ser transformador? - Aulas Magistrais de BSS, FEUC, Coimbra, FEUC/CES.

Cunha, Teresa (2010), formador no Vidas faladas, vidas escritas, Coimbra, Portugal, CES.

Cunha, Teresa (2010), formador no Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, Coimbra, Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2009), formador no Investigação qualitativa e histórias de vida, Maputo, Moçambique, Cruzeiro do Sul.

Cunha, Teresa (2009), formador no Pesquisa-ação e economias solidárias, Maputo, Moçambique, Cruzeiro do Sul.

Cunha, Teresa (2008), formador no Formaçao pedagogica para o Ensino Superior, Coimbra, Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2008), formador no Sucesso e literacia - Prevenção de situações de risco, Coimbra, Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2008), formador no Planificação, Supervisão e Avaliação, Coimbra, Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra, Ministério da Educação.

Cunha, Teresa (2007), formador no Formação para o enriquecimento curricular, Coimbra, Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2007), formador no Programa Nacional do Ensino do Português, Coimbra, Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra, Ministério da Educação.

Cunha, Teresa (2006), coordenação do Curso Ibérico de Formação em Educação para os Direitos Humanos, Coimbra, Portugal, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra; Ação para a Justiça e Paz; Centre for Intercultural Music and Arts.

Cunha, Teresa (2005), coordenação do Curso Nacional de Formação em Educação para os Direitos Humanos, Coimbra, Portugal, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra; Ação para a Justiça e Paz; Centre for Intercultural Music and Arts.

Cunha, Teresa (2004), coordenação do Curso Nacional de Formação em Educação para os Direitos Humanos, c, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra; Ação para a Justiça e Paz; Centre for Intercultural Music and Arts.

Cunha, Teresa (2004), coordenação do Sexualidades Seguras, Escola Superior de educação de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2003), formador no Especialists Seminar on Curriculum Development for Training of Trainers in Human Rights Education, Budapeste, Hungria, Conselho da Europa.

Cunha, Teresa (2003), formador no Advanced Training for Trainers in Europe', Budapeste, Hungria, Conselho da Europa.

Cunha, Teresa (2003), coordenação do National Training Course on Human Rights Education in Portugal , Coimbra, Portugal, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2003), coordenação do Curso Nacional de Formação em Educação para os Direitos Humanos, Coimbra, Portugal, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra; Ação para a Justiça e Paz; Centre for Intercultural Music and Arts.

Cunha, Teresa (2002), coordenação do Regional Training Course on HUman Rights Education: Baltic and Nordic Region, Turku, Finlândia, Conselho da Europa e ALLIANSI.

Cunha, Teresa (2002), coordenação do Training Course on Human Rigths Education: Baltic and Nordic Region,, Turku, Finlândia, Conselho da Europa e ALLIANSI.

Cunha, Teresa (2002), coordenação do National Training Course on Human Rights Education in Portugal , Coimbra, Portugal, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra.

Cunha, Teresa (2002), coordenação do Curso Nacional de Formação em Educação para os Direitos Humanos, Coimbra, Portugal, Conselho da Europa, Escola Superior de Educação de Coimbra; Ação para a Justiça e Paz; Centre for Intercultural Music and Arts.

Cunha, Teresa (2001), formador no The investigations of the social and political reasons for youth violence in the different social-cultural regions of Europe , Budapeste, Hungria, Conselho da Europa.

Cunha, Teresa (2000), formador no Women/Human Rights», Violence Against Women, Budapeste, Hungria, Conselho da Europa.

Orientações de Teses de Doutoramento

em curso - Coorientação (com César Montaño Galarza ) da tese de de tese de Doutoramento " Hacia una reparación contrahegemónica: Análisis crítico feminista poscolonial de las reparaciones integrales a mujeres en el Sistema Interamericano de Derechos Humanos desde el 2004 al 2014.", da autoria de XIMENA PATRICIA RON ERRÁEZ.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "An education for Human Rights of women. The narratives of emancipation, gender and violence of Brazilian young women of southern Bahia", da autoria de Saskya Miranda Lopes.

em curso - Coorientação (com Stefania Barca) da tese de de tese de Doutoramento "At the crossroads between theory and praxis. How Rojava ́s revolution is rethinking feminism, ecology and democracy", da autoria de Gea Piccardi.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "Cuidados desde la Perspectiva de los Feminismos Africanos", da autoria de Cristina Villar-del-Toribio.

em curso - Coorientação (com Catarina Martins e Teresa Cunha) da tese de de tese de Doutoramento "Discursos, contra-discursos e representações sobre trabalho doméstico e violência no trabalho doméstico assalariado: em busca de uma epistemologia feminista alternativa", da autoria de Paula Machava.

em curso - Coorientação (com Gaia Giuliani) da tese de de tese de Doutoramento "Do silenciamento do passado à voz do presente: uma análise ecofeminista das práticas rurais e os processos de poder das mulheres do Pará e do Alentejo", da autoria de Luísa de Pinho Valle.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "ESTUDOS FEMINISTAS PÓS-COLONIAIS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA DE 2004 A 2014", da autoria de Ana Célia Sousa Santos.

em curso - Coorientação (com Mariana Barbosa) da tese de de tese de Doutoramento "Imagining and crafting for worlds ahead: Prefigurative utopias as contemporary practices of social imagination-in-action in Portugal and Spain", da autoria de Mónica Catarina Pereira Soares.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "Love in international studies for peace", da autoria de Egídio Bustamante.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO COMPARADO, POR MEIO DE INDICADORES SITUACIONAIS, ENTRE A ESCOLA PROJETO ÂNCORA, COTIA/BRASIL, E A ESCOLA DA PONTE, S. TOMÉ DE NEGRELOS/PORTUGAL", da autoria de Vannessa Carneiro.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "Processos Educativos em Extensão Universitária - Educação Popular e Práxis Extensionistas na Universidade Federal de São Carlos", da autoria de Ana Luíza Salgado Cunha.

em curso - Coorientação (com Sílvia Ferreira e Teresa Cunha) da tese de de tese de Doutoramento "SILÊNCIO E VOZES FEMININAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: as trajetórias das artesãs urbanas em Belo Horizonte - Minas Gerais", da autoria de Rizoneide Amorim.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "Tabaco, celos y otthukiwa: un análisis del impacto de la globalización y las formas de resistencia de las mujeres makua en contextos de industrialización en el norte de Mozambique", da autoria de Ane Sesma Gracia.

em curso - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "Trabalho Doméstico Assalariado das Mulheres em Moçambique: Discursos e Representações (2005-2011)", da autoria de Paula Machava.

em curso - Coorientação (com Maristela Gomes de Souza Guedes ) da tese de de tese de Doutoramento "UMA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS DELAS. As Narrativas De Emancipação, Gênero E Raça Das Jovens Brasileiras Do Sul Da Bahia", da autoria de Saskya Miranda Lopes.

Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes

30-06-2019 - Orientação do projeto "AS PROMESSAS DE PAZ DA MODERNIDADE E AS ALTERNATIVAS POPULARES DE CULTURA DE PAZ NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFC", da autoria de Kelma Matos.

em curso - Orientação do projeto "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EPISTEMOLOGIAS DO SUL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA", da autoria de Gabriel Muñoz.

em curso - Orientação do projeto "Fundamentos, perspectivas e métodos das iniciativas de educação universitária a partir da extensão, ou como os problemas de pesquisa podem se originar na extensão", da autoria de Ascísio Pereira.

em curso - Orientação do projeto "INVENÇÕES DE FEMINISMOS NAS PRÁTICAS SUTIS DE REBELDIA ENTRE MULHERES NOS SERTÕES BRASILEIROS", da autoria de Vânia Vasconcelos.

em curso - Orientação do projeto "Mulheres na floricultura: uma análise partir da perspectiva da multifuncionalidade da agricultura familiar ", da autoria de Maria da Conceição de Menezes Soglia.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

2018 - Orientação do projeto "Afinal, um simples verso refaz o Universo: a Rede Literária de Timor'", da autoria de Suillan Gonzalez.

2018 - Orientação do projeto "Anthropologist adrift. Feminist Ethnography in three experiences", da autoria de Ariana Cota.

2018 - Orientação do projeto "Cartografías en acción de la educación para la paz en Colombia'", da autoria de Natália Sanchez.

2018 - Orientação do projeto "Educação, representações sociais e relações de gênero: concepções e práticas de professoras/es da educação infantil", da autoria de Ana Célia Santos.

2018 - Orientação do projeto "Peace, Conflict and Development Studies'", da autoria de Carlos Cordero Pedrosa.

em curso - Orientação do projeto "O Peso na Mídia: Gordofobia, Corpo e Imagem", da autoria de Agnes Arruda.