Teresa Almeida Cravo

A Teresa Almeida Cravo é Investigadora do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É atualmente coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais e coordenadora da Licenciatura em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi co-coordenadora do Programa de Doutoramento FEUC-CES "Democracia no século XXI" (2015-2019), coordenadora do Mestrado em Relações Internacionais - Estudos sobre Paz, Segurança e Desenvolvimento da FEUC (2017-2018), e coordenadora do Mestrado em Relações Internacionais da FEUC (2015-2016). Concluiu o Doutoramento no Departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge. A sua tese centrou-se numa crítica dos discursos de sucesso e fracasso da comunidade doadora ocidental, em particular na sua relação com Moçambique e a Guiné Bissau. Tirou o Mestrado em Estudos sobre a Paz na Universidade de Bradford, no Reino Unido, e a Licenciatura em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, assim como uma Pós-Graduação em Direitos Humanos e Democratização na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi Investigadora Visitante no African Studies Centre da Universidade de Oxford, em 2018-2019; na Universidade de Westminster, em Londres, entre 2013-2015, e na Universidade de Monash, em Melbourne, em 2011-2012. Esteve ainda como Associate no Belfer Center for Science and International Affairs da John F. Kennedy School of Government, na Universidade de Harvard, em 2010-2011, depois de ter detido uma Pre-doctoral Fellowship no mesmo centro, no Programa de Segurança Internacional e no Programa de Conflitos Intraestatais, de 2008 a 2010. A sua investigação centra-se em estudos críticos sobre paz e violência, segurança, desenvolvimento, intervencionismo global e política externa, em particular no contexto lusófono, assim como pós-estruturalismo e análise de discurso.

Cravo, Teresa Almeida; Duarte Lopes, Paula; Roque, Sílvia (2018), "Portugal e a promoção da paz: uma análise crítica de percursos pós-coloniais", e-cadernos CES, 29, 169-196

Cravo, Teresa Almeida (2018), Post-conflict Peacebuilding and the Rule of Law, in Christopher May & Adam Winchester (org.), Handbook on the Rule of Law. Cheltenham, UK: The Edward Elgar Publishing, 471-489

Cravo, Teresa Almeida (2017), A consolidação da paz, in Branco, Sousa & Oliveira (org.), Incursões na Teoria da Resolução de Conflitos. Lisboa: EDIUAL, 319-347