Sílvia Portugal

sp@fe.uc.pt

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de protecção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres. Os seus interesses de investigação e pesquisas mais recentes centram-se nas temáticas da deficiência e da doença mental. Editou Cidadania, Políticas Públicas e Redes Sociais (IUC, 2011); Doença Mental, Instituições e Famílias. Os desafios da desinstitucionalização em Portugal, com Pedro Hespanha et al. (Almedina, 2012) e Famílias e Redes Sociais. Ligações Fortes na Produção de Bem-estar (Almedina, 2014).

Portugal, Sílvia (2020), Família(s) e Redes Sociais: Mudança(s), Continuidade(s) e Tensões, in Seller, Enrique Pastor; Ferreira, Jorge; Guerreiro, Maria das Dores; Jiménez, Francisco Chacón (org.), Familias, Identidades e Cambio Social em España e Portugal. Siglos XIX-XXI. Perspectivas Comparadas Europeias. Thomson Reuteurs/Aranzadi, 141-158

Barbas, Andreia; Portugal, Sílvia (2019), "Ressonâncias metodológicas para a investigação qualitativa: o estudo das fratrias", Revista Latina de Sociologia, Vol. 9, n° 2, 4-23.

Vieira, Cristina; Coelho, Lina; Portugal, Sílvia (2019), Gender stereotypes and gender roles as frames for adult learning and social behavior, in Martina Endepohls-Ulpe & Joanna Ostrouch-Kamińska (org.), Gender, Diversity, Intersectionality. (New) Perspectives in Adult Education. Münster; New York: Waxmann Publishing, 19-34