Rui Lobo

rlobo@uc.pt

Nota biográfica

Rui Lobo (Lourenço Marques/Maputo, 1970) é investigador do CES e professor auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde lecciona desde 1994. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade de Coimbra em 1994, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na FCTUC em 2000 e doutorou-se em 2010, na Universidade de Coimbra, com a tese "A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitectura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna". Tem produzido investigação em história da arquitectura e do urbanismo, em particular no campo da história da arquitectura, das tipologias e do urbanismo universitários e no campo da história da arquitectura portuguesa e da arquitectura jesuita. Foi Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC entre 2011 e 2015. Foi Subdiretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC entre 2015 e 2018. É Vice-Coordenador do Curso de Doutoramento em Arquitetura (Coimbra-Studio) da FCTUC, desde Maio de 2014. É Vice-Diretor do CES desde Abril de 2022.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Coelho, Carolina; Lobo, Rui (2023), Da realidade absolutista à utopia parlante. As pataches de Claude-Nicolas Ledoux, in Carlos Antunes (org.), Anozero'19 Bienal de Coimbra / Margens Convergentes. Coimbra: Anozero, 20-29

Capítulo em Livro