Maria Irene Ramalho

irsantos@wisc.edu

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2012. Desde 1999, é International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde lecciona regularmente como professora visitante. Tem publicado extensamente, em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas. Entre as suas actuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo.Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.

Ramalho, Maria Irene (2020), "'What's in a Name?' Utopia - Sociology - Poetry", in Boaventura de Sousa Santos and Maria Paula Meneses (org.), Epistemologies of the South. Knowledge Born in the Struggle. New York,NY: Routledge, 126-145

Ramalho, Maria Irene (2019), "'E o que era são'? Intersexualidades e vida vivível", in Paulo César Garcia e Emerson Inácio (org.), Interseccionalidades: Saberes e Sentidos do Corpo. Uberlândia, MG: O Sexo da Palavra, 77-93

Ramalho, Maria Irene (2019), "Eukié: Maria Velho da Costa and the Absurd", Portuguese Studies, 35, 2, 216-227