Capítulos em Livros
Azevedo, Andreia; Seabra-Santos, Maria; Tatiana, Homem; Gaspar, Maria Filomena (2020), Aplicabilidade do Programa Anos Incríveis para pais na PHDA em idade pré-escolar., in Moura, O., Pereira, M., Simões, M. (org.), Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: Diagnóstico, Intervenção e Desenvolvimento ao Longo da Vida. Portugal: Pactor, 313-348
Seabra-Santos, Maria; Gaspar, Maria Filomena; Tatiana, Homem; Azevedo, Andreia; Silva, Isabel; Vera, Vale (2016), Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis, in A. M. Pinto, R. Raimundo (org.), Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261
Gaspar, Maria Filomena (2014), PLENatITUDE: Promover a eficiência e bem-estar docente. Programação neurolinguística aplicada ao contexto escolar, in J. Janicas (org.), Formação em Educação Especial no Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora - 2012-2013. Coimbra: Nova Àgora, 8-37
Veisson, M.; Einarsdóttir, J.; Garõarsdóttir, B.; Gaspar, Maria Filomena; Hujala, E.; Suur, S. (2010), A cross-cultural qualitative study on parent-teacher partnerships in child care in Estonia, Finland, Iceland and Portugal, in J. Mikk, M. Veisson & P. Luik (org.), Estonian Studies in Education (vol.2). Frankfurt: Peter Lang, 31-52