Investigação

Atuais interesses de investigação

Educação Parental

Intervenção socioeducativa com famílias de crianças de idade pré-escolar

Burnout parental

Programas Parentais

Educação para o divórcio

Promoção de competências sociais e emocionais

Educação de Infância

Evidence Based Intervention

Programas de formação de educadores/professores para promoção de competências sociais e emocionais

Projetos de investigação

2022 - 2024 - "Projeto Erasmus+: Professionals and parents to Act Towards a Holistic or Whole Approach for early YearS education ", coordenado por Maria João Seabra Santos, financiado por Erasmus+.
    Parceiros Projeto:
              - Forma.Azione SRL (Itália);
              - Gradinita cu Program Prelungit "Scufita Rosie" (Roménia);
              - Lietuvos Svietimo ir Mokslo Profesine Sajunga (Lituânia);
              - Pomoc Deci Udruzenje Gradjana (Sérvia).

2021-06-1 - 2023-11-30 - "Agentes de Transformação 3C's (Conhecimento, Consciencialização, Capacitação)", coordenado por Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº10, financiado por Active Citizens Fund/EEA Grants - Programa Cidadãos Ativ@s.
    Parceiros Projeto:
              - For Fangers Pårørende (Noruega)
              - CódigAtomiko Associação
              - Direção Geral de Reinserção dos Serviços Prisionais
              - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Coimbra
              - Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

2021-01-01 - 2022-12-31 - "KINDER Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education", coordenado por Tatiana Moura, financiado por European Union's Rights, Equality and Citizenship Programme (2014-2020) under grant agreement 101005800.

2020 - 2024 - "CoAction Against COVID-19 - ProChild CoLAB", coordenado por Marlene Sousa, financiado por Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB against Poverty and Social Exclusion.

2017-01-01 - 2019-12-31 - "ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society (Grant agreement 727069)", na qualidade de investigador responsável, financiado por European Commission Horizon 2020, under the call H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016.

2017 - 2020 - "The value of prevention and early intervention in early years education and care". ", coordenado por Maria João Seabra Santos (na Universidade de Coimbra), financiado por Erasmus + project ".

2015 - 2016-12 - "Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental", coordenado por Maria João Seabra Santos, financiado por Norwegian Institute of Public Health (EEA Grants PT06, "Initiatives in Public Health")..
    Parceiros Projeto:
              - University of Tromso (Noruega)
              - ANIP
              - ESEC

2014 - 2016 - "Pooling Study project : Incredible Years", coordenado por Frances Gardner, financiado por Governo do Reino Unido.
    Parceiros Projeto:
              - Department of Social Policy and Intervention, Oxford University
              - Institute of Psychiatry, King's College London
              - School of Psychology, Bangor University
              - Personal Social Services Research Unit, London School of Economics

2010 - 2013 - "Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares", na qualidade de investigador responsável, financiado por FCT.
    Parceiros Projeto:
              - Instituição Participante - Centro Hospitalar do Porto, EPE (CHP/MS)
              - Instituição Participante - Faculdade de Motricidade Humana (FMH/UTL)

Redes

European Incredible Years® (EIY) Network

IIPB (International Investigation of Parental Burnout Consortuim): The purpose of the International Investigation of Parental Burnout (IIPB) is to test the conceptual validity, prevalence and intercultural variation of parental burnout in different cultures around the world. To do this, an international Consortium of 40 countries has been initiated by Professors Isabelle Roskam and Moïra Mikolajczak in collaboration with Maday Valdes Pacheco