Maria Filomena Gaspar


Nota biográfica

Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013. Membro da linha temática "Risco(s), ecologias, saúde". De 2015 a 2019 fez parte da equipa de coordenação do ex-núcleo de investigação POSTRADE. Investigadora do Laboratório Colaborativo "ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social", onde representa o CES (http://prochildcolab.pt/en/home/). Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC), em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (co-supervisor Professor Peter Bryant), na temática da intervenção socioeducativa com famílias para a promoção do desenvolvimento da criança. Professora Associada da FPCE.UC. Desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias. Investigadora responsável do projeto financiado pela FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008 "Prevention / early intervention behavioral disorders : effectiveness of parental and school programs " (2010-2013). Investigadora no projeto "ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society" (Grant agreement 727069), Horizon 2020 Call H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016: Reversing inequalities and promoting fairness (Investigadora principal (PI) em 2017-2018). Investigadora no projeto do CES KINDER-Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education (Financiado pela Comissão Europeia; Coord. Tatiana Moura). Membro português do consórcio internacional Investigation of Parental Burnout (IIPB) (https://www.burnoutparental.com/international-consortium?lang=en).


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Gaspar, Maria Filomena; Seabra-Santos, Maria; Relvão, Joana; Pimentel, Mariana; Homem, Tatiana; Azevedo, Andreia Fernandes; Moura-Ramos, Mariana (2024), "Implementation in the "real world" of an evidence-based social and emotional learning program for teachers: effects on children social, emotional, behavioral and problem solving skills", Frontiers in Psychology, 14

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Major, Sofia O.; Gaspar, Maria F.; Palos, Ana C.; Pereira, Marco D. (2024), "Effectiveness of the Incredible Years® Teacher Classroom Management program: Preschool children's outcomes", Journal of Applied Developmental Psychology, 90, 101616

Artigo em Revista Científica

Vale, Vera Maria Silvério do; Gaspar, Maria Filomena da Fonseca (2023), "Nurturing Preschool Children's Social Skills and Reducing Behavioral Difficulties Through Teacher Practices: The Answer of the Incredible Years Classroom Management Programme", Early Education and Development, 1-18