Margarida Calafate Ribeiro

Margarida Calafate Ribeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro (1988), mestre em Literatura e Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres (2001). É investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (desde 2004) e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). É professora no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra (desde 2010) e com Roberto Vecchi, responsável pela "Cátedra Eduardo Lourenço", Camões / Universidade de Bolonha. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordena no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autora, co-autora e organizadora de vários livros, capítulos de livros e artigos.

(2018), "Mulheres, Colonialismo, Emancipação - Uma Leitura de Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho", Mulemba. Rio de Janeiro: UFRJ, 10, 18, Janeiro_Junho, 57-68

Ribeiro, Margarida Calafate (2018), Ponte aérea da TAP, in Miguel Cardina; Btuno Sena Martins (org.), As Voltas do Passado: A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação. Lisboa: Tinta da China, 332-337

Ribeiro, Margarida Calafate (2018), "Archivos disonantes, traducciones fallidas", Contraportada, 3, 64-83