Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Organização de Oficina "Colonialismo Português em Perspetiva: História, Legados e Memórias", CES, Coimbra, 12 a 12 de Novembro de 2019.

Organização de : Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional ´Memórias e Legados das Lutas de Libertação´, Bissau, Guiné-Bissau, 27 a 29 de Setembro de 2018.

Organização de Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional "Os fios que tecem a memória: as guerras coloniais e as lutas de libertação em perspetiva", INEP, Bissau, Guiné-Bissau, 22 a 23 de Setembro de 2017.

Organização de : Membro da Comissão Organizadora do IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, CES/FEUC, Coimbra, 11 a 13 de Setembro de 2014.

Comunicações em encontros científicos

Rodrigues, Inês Nascimento (2020), "Lutas Anticoloniais e Políticas da Memória: uma mnemohistória da figura do combatente em Cabo Verde (1975-2020)", comunicação apresentada em Memória e aceleração da História, resistência e movimentos sociais, IHC - NOVA FCSH, Lisboa, 13 a 14 de Outubro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2020), "Para uma poética dos fantasmas e das ausências: o caso de São Tomé e Príncipe | Diálogo entre Boaventura de Sousa Santos e Inês Nascimento Rodrigues", comunicação apresentada em Construir as Epistemologias do Sul, CES, Coimbra, 14 a 14 de Fevereiro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2019), "The unfolding figure of the liberation struggle combatant in Cape Verde and São Tomé and Príncipe ", comunicação apresentada em Memory Studies Association Conference, Universidade Complutense, Madrid, 25 a 28 de Junho.

Rodrigues, Inês Nascimento (2019), "Os legados de Amílcar Cabral e da luta de libertação em Cabo Verde. Os símbolos nacionais como espaço de contestação", comunicação apresentada em Figurações de Amílcar Cabral: Memória, Política e Cultura, CES, Coimbra, 22 a 22 de Fevereiro.

Rodrigues, Inês Nascimento; Cardina, Miguel (2018), "Pensar a figura do combatente: leituras diacrónicas e cruzadas a partir de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe", comunicação apresentada em Colóquio Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI), Faculdade de Letras da Universidade da Universidade de Lisboa, 06 a 07 de Dezembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2018), "Trauma e narrativas pós-coloniais em São Tomé e Príncipe: algumas notas a partir do 'Massacre de 1953'", comunicação apresentada em Colóquio A imaginação do futuro. Saberes, experiências, alternativas, Coimbra, 07 a 10 de Novembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2018), "Memórias e narrativas do «Massacre de Batepá»", comunicação apresentada em Jornada de Estudos Às voltas com o passado: guerra colonial, usos do passado e o olhar da antropologia, FSCH-UNL, Lisboa, 24 a 24 de Outubro.

Rodrigues, Inês Nascimento; Cardina, Miguel (2018), "Construindo o Combatente da Liberdade da Pátria em Cabo Verde: representações, metamorfoses e ambivalências", comunicação apresentada em Colóquio Internacional 'Memórias e Legados das Lutas de Libertação', Bissau, Guiné-Bissau, 27 a 29 de Setembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2018), "We are not simply fighting for a flag or a national anthem": national symbols and the mnemonic battles for history in Cape Verde", comunicação apresentada em A Mediatização do Trauma, Universidade Johannes Gutenberg, Mainz, Alemanha, 14 a 15 de Junho.

Rodrigues, Inês Nascimento (2018), "«Nha Bandera, Nha Terra» or: Politics of memory, liberation struggle and nation-building in Cape Verde", comunicação apresentada em Memories in motion: transnational and migratory perspectives in memory processes, Universidade de Estocolmo, Estocolmo, Suécia, 04 a 05 de Junho.

Rodrigues, Inês Nascimento; Cardina, Miguel (2018), "A figura do combatente: uma leitura diacrónica a partir de Cabo Verde", comunicação apresentada em Heróis e Vilões: representações a partir dos Estudos da Memória e dos Estudos de Género, CES, Coimbra, 18 a 18 de Abril.

Rodrigues, Inês Nascimento (2017), "The afterlives of Batepá: commemoration and remembrance of a colonial massacre in São Tomé and Príncipe", comunicação apresentada em Second Annual Conference of the Memory Studies Association, Copenhaga, Dinamarca, 14 a 16 de Dezembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2017), "Memórias e legados de um massacre colonial: a evocação do 3 de Fevereiro em São Tomé e Príncipe", comunicação apresentada em Os fios que tecem a memória: as guerras coloniais e as lutas de libertação em perspetiva, INEP, Bissau, Guiné-Bissau, 22 a 23 de Setembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2017), "A pós-memória de 1953 na literatura são-tomense: uma história da violência revisitada", comunicação apresentada em 12° Congresso Alemão de Lusitanistas, Universidade Johannes Gutenberg, Mainz, Alemanha, 13 a 16 de Setembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2017), "A fantasmagoria como metodologia pós-colonial da memória: o caso do «Massacre de 1953» em São Tomé e Príncipe", comunicação apresentada em Colóquio Internacional "Guerra, Memória e Colonialismo: História e Legados", Praia, Cabo Verde, 23 a 24 de Fevereiro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2014), "A pós-memória de Batepá e os limites da representação: uma história da violência revisitada", comunicação apresentada em IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, CES/FEUC, Coimbra, 11 a 13 de Setembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2013), "Re-inventing history and identities in the diaspora. Conceição Lima's poetry: different memories, other narratives", comunicação apresentada em History, Postcolonialism and Tradition - The Postcolonial Studies Association Conference, Kingston University, Londres, 12 a 13 de Setembro.

Rodrigues, Inês Nascimento (2013), "Dos espectros e dos fantasmas: reinventando a memória poética de Batepá em Alda Espírito Santo e Conceição Lima", comunicação apresentada em ECAS 2013 - 5th European Conference on African Studies. African dynamics in a multipolar world, ISCTE-IUL, Lisboa, 27 a 29 de Junho.

Rodrigues, Inês Nascimento (2013), "Colonial ghosts, specters and skeletons: revisiting Conceição Lima's poems", comunicação apresentada em After the Empires - Reflections of European Colonialism in a Globalized World, Roskilde University, Dinamarca, 29 a 31 de Maio.

Rodrigues, Inês Nascimento (2012), "Para além da história única: produção de conhecimentos em Alda Espírito Santo e Conceição Lima", comunicação apresentada em VIII Congresso Ibérico de Estudos Africanos, UAM, Madrid, 14 a 16 de Junho.

Rodrigues, Inês Nascimento (2012), "As intelectuais santomenses e a produção de conhecimentos na pós-colonialidade: os casos de Conceição Lima e Inocência Mata", comunicação apresentada em Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica, ISCTE-IUL, Lisboa, 27 a 29 de Março.