Giuseppina Raggi

Giuseppina Raggi (Itália). Licenciada em Literatura Italiana e História (Universidade de Bolonha - 1994); Mestrado em História da Arte (Universidade de Bolonha - 1997); Mestrado em História da Arte (Universidade de Lisboa - 1999) e Doutoramento em História/História da Arte (Universidade de Lisboa e Universidade de Bolonha - 2005). É também música (flautista). É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de investigação CCARQ - Cidades, Culturas e Arquitetura. Foi Professora Convidada em História da Arte na Universidade de São Paulo (FAU/USP); Universidade de Campinas (IFCH/UNICAMP); Universidade Federal da Bahia (Brasil); Universidade de Udine (Itália). Especializada em Pintura de Quadratura (séculos 16-19), baseada na tradição e perspetiva da arte bolonhesa, e disseminada na Europa moderna e no Mundo, especialmente através do império ultramarino português. Entre 2012 e 2016, foi coordenadora da Comissão Científica do projeto Ações Marie Curie - IRSES: "Bahia 16-19. Salvador da Bahia: American, European and African forging of a colonial capital city". É coautora de cinco vídeos destinados a escolas portuguesas de Ensino Secundário, intitulados "O Atlântico dos Outros. A Escravatura Negra no Império Português", produzido no âmbito do projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2017) "O Atlântico dos outros. África, Bahia, Portugal e um oceano partilhado (séculos XVII-XIX)". Atualmente, os seus interesses de investigação são: (1) a política arquitetónica e urbanística em Portugal, no reinado de D. João III: o projeto para Lisboa Ocidental e a relação entre Filippo Juvarra e João Frederico Ludovice; (2) a politica cultural de D. Maria Ana de Áustria, rainha de Portugal (1708-1754): a introdução da ópera italiana em Portugal e a construção de teatros de ópera por Giovan Carlo Sicinio Bibiena; (3) a dinâmica artística Africana no seio do império português na era moderna, e a politica de reconhecimento no Portugal contemporâneo e na Europa.

Raggi, Giuseppina; Chuva, Marcia; Sancho Querol, Lorena; Andersen, Astrid; Peixoto, Paulo; Peixoto, Paulo; Gianolla, Cristiano (2019), Entangled Cities, in Andersen Casper; Timm Knudsen Britta; Kolvraa Christoffer (org.), Anthology exploring the keywords of colonial heritage. Aarhus: Echoes project, 1-16

Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela (2019), Giuseppe Trono em Portugal: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução (1785-1810), in Isabel Ferreira da Mota, Carla Enrica Spantigati (org.), "Tanto ella assume novitate al fianco" Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 241-287

Raggi, Giuseppina (2019), Lisbona nello specchio di Vienna: le lettere di Giuseppe Zignoni per una nuova visione sul teatro e sull'opera in Portogallo, in Iskrena Yordanova, Francesco Cotticelli (org.), Diplomacy and aristocracy as patrons of music and theatre in the Europe of the Ancien Régime. Wien: Hollitzer verlag, 243-280