Bruno Sena Martins

Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É Co-coordenador do Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies e Co-coordenador no Programa de extensão académica "O Ces vai à Escola". É docente no Programa de Doutoramento "Pós-colonialismos e cidadania global". Entre 2016 e 2019 desempenhou no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico do CES/UC e entre 2013 e 2016 foi Co-coordenador do Núcleo "Democracia, Cidadania e Direito" (DECIDe) do CES/UC. É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, a deficiência, os direitos humanos e o colonialismo. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique, mantendo ainda estreitas ligações com a academia Brasileira. Realizou dois filmes documentais de divulgação científica. Em 2006, foi galardoado com Prémio do Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa. Em 2007, esteve como Research Fellow no Centre for Disability Studies (CDS), na School of Sociology and Social Policy da Universidade de Leeds.

Porto, Marcelo Firpo de Souza; Martins, Bruno Sena (2018), "Repensando alternativas em Saúde do Trabalhador em uma perspectiva emancipatória", Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 1-10

Martins, Bruno Sena (2018), Estado de Direito e Justiça Histórica: A Guerra Colonial Portuguesa, in José Luiz Bolzan de Morais (org.), Estado & Constituição: O "Fim" do Estado de Direito. Florianópolis: Tirant lo Branche, 117-135

Martins, Bruno Sena; Moura, Adriano (2018), "Portugal e década internacional de afrodescendentes: a educação e os tempos da violência colonial", Educação em Revista, 34, 1-23