Formação Avançada
Cursos de Formação Avançada
Martins, Bruno Sena (2023), formador no A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, Fortaleza - Recife, Fiocruz - Brasil.
Martins, Bruno Sena (2022), formador no A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, Rio de Janeiro / online, Fiocruz - Rio de Janeiro.
Martins, Bruno Sena (2022), formador no Identidades e saberes ainda-coloniais: o desafio de ser e pensar além do eurocentrismo, Porto, Instituto de investigação em Arte, Design e Sociedade - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto .
Martins, Bruno Sena (2021), formador no Repensando Género: Arte, Política, Media e Masculinidades, Coimbra, CES.
Martins, Bruno Sena (2021), formador no CURSO INTERNACIONAL A SAÚDE COLETIVA EM DIÁLOGO COM AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Rio de Janeiro / online, Fiocruz.
Martins, Bruno Sena (2020), formador no Curso de Verão A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, Rio de Janeiro, ENSP/Fiocruz.
Martins, Bruno Sena (2020), formador no Epistemologías del Sur - Curso Internacional , Virtual, Centro de Estudos Sociais (CES-UC); Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales .
Martins, Bruno Sena (2020), formador no Diálogos na Diversidade: Ação de Formação "Racismo, Direitos e Cidadania", Lisboa , Museu nacional de Etnologia.
Martins, Bruno Sena (2019), formador no Saúde Coletiva em diálogo com as Epistemologias do Sul , Rio de Janeiro, ENSP/Fiocruz.
Martins, Bruno Sena (2019), coordenação do Escola de Verão - Epistemologias do Sul V , Curia, CES.
Martins, Bruno Sena (2019), formador no Minicurso - Para uma descolonização das ciências: epistemologias, procedimentos e resistências., Niterói - Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense - programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza.
Martins, Bruno Sena (2018), formador no Epistemologies of the South - The end of a cognitive empire: what comes next?, Curia, CES.
Martins, Bruno Sena (2018), coordenação do Epistemologies of the South IV - The end of a cognitive empire: what comes next?, Curia, CES.
Martins, Bruno Sena (2018), formador no SAÚDE COLETIVA EM DIÁLOGO COM AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL E A COMUNICAÇÃO, Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Programa de Pós-graduação em Saúde Pública.
Martins, Bruno Sena (2017), formador no Curso de Especialização Avançada em Epistemologias do Sul - 2ª ed., virtual,, CES e CLACSO.
Martins, Bruno Sena (2017), formador no Epistemologies of the South: struggles, knowledges and ideas for the future, Curia - Portugal, CES.
Martins, Bruno Sena (2017), coordenação do Summer School, Epistemologies of the South: struggles, knowledges and ideas for the future, Curia, CES.
Martins, Bruno Sena (2017), formador no Minicurso "Memória e Emancipação Social: interculturalidade e relações étnico-raciais", Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Brasil, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Martins, Bruno Sena (2011), coordenação do Arquivos do Silêncio: Estilhaços e Memórias do Império, Lisboa, CES.
Martins, Bruno Sena (2011), formador no Arquivos do Silêncio: Estilhaços e Memórias Império, Lisboa, CES.
Martins, Bruno Sena (2008), formador no Abordagens e Metodologias nos Estudos Pós-Coloniais de Expressão Portuguesa, Coimbra, CES.
Orientações de Projetos Doutorais
02-11-2023 - Coorientação (com Mahesh Vikram) do projeto de Doutoramento "Secularism in Troubled 'Water' of 'Hindutva': A Case Study of Conflict Between Freedom of Expression and Religion in India", da autoria de Amit Singh.
2023 - Orientação do projeto de Doutoramento "Perspectivas críticas sobre desigualdades globais no enfrentamento ao tráfico de substâncias ilícitas e seus impactos em violência e saúde", da autoria de Mayalu Matos Silva.
19-02-2021 - Coorientação (com Elia AG Arfini) do projeto de Doutoramento "CHRONIQUEERS. Time, care and visibility in narratives from queer people with a chronic illness", da autoria de Mara Pieri.
Supervisões de Projetos Pós-doutorais
10-02-2019 - Supervisão do projeto "Os impactos da colonização na qualidade da democracia na África lusófona: uma análise comparada dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa do século XX à atualidade", da autoria de Thaís de Oliveira Queiroz.
30-04-2016 - Cosupervisão (com Maria Paula Meneses) "Dimensões do Reconhecimento em Políticas de Diferença/Diversidade na Educação brasileira: Saberes, territórios e intersecções", da autoria de Shirley Aparecida de Miranda.
Orientações de Teses de Mestrado
28-02-2023 - Coorientação (com Ana Margarida Esteves) da tese de Mestrado "Cooperação para o desenvolvimento: uma relação neocolonial entre Portugal e as ex-colónias em África?", da autoria de Martina dos Santos Maher.
18-09-2014 - Orientação da tese de Mestrado "Um lento Entardecer de Verão: As narrativas pessoais de portadores de retinopatia ", da autoria de Tânia Jesus.
Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes
31-05-2022 - Orientação do projeto ""Epistemologia da tradição Tupi-Guarani e suas contribuições para a ecologia de saberes em saúde"", da autoria de Marilene Cabral do Nascimento.
2021 - Orientação do projeto "Padecimento psíquico na casa do saber: considerações sobre o ato patológico em atendimentos clínicos a estudantes da ufrj", da autoria de Fátima Carneiro.
2020 - Orientação do projeto "Implementação do Modelo Biopsicossocial da Deficiência no Brasil: limites e possibilidades", da autoria de Lívia Barbosa.
2020 - Orientação do projeto "Quem quer/pode ser negro no brasil? O procedimento de heteroidentificação racial na ufmg e os impactos nos modos de pensar identidade e identificação racial no brasil", da autoria de Rodrigo Ednilson de Jesus.
Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes
2023 - Orientação do projeto "Escola com linguagem de Quilombo: Educação, territorialidade e Comunidade em Quilombos, Paulistana- Piauí (1980-2015)", da autoria de Simoní Portela Leal.
2023 - Orientação do projeto "Política Nacional da Saúde Integral da População Negra no Brasil (PNSIPN) sob o prisma da cosmologia Afrodiaspórica: vozes e corpos negros do Samba de Roda do Recôncavo baiano.", da autoria de Francy Webster de Andrade Pereira.
28-02-2022 - Orientação do projeto "ABRINDO A "CAIXA-PARDO": Controvérsias, identidades e subjetivação em torno das comissões de heteroidentificação de cotas e políticas raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.", da autoria de Lucas Santos.
15-09-2019 - Orientação do projeto "Arte, corpo, não-humanos, riscos: outras possibilidades na formação em psicologia", da autoria de DEBORA EMANUELLE NASCIMENTO LOMBA.
15-02-2019 - Orientação do projeto "É gente de quem? Mulheres e pertencimento quilombola em Pinhões", da autoria de Carmen Regina Teixeira Gonçalves.
10-01-2019 - Orientação do projeto "Situação de Pobreza e escola: concepções e práticas (anti)coloniais", da autoria de Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
31-01-2018 - Orientação do projeto "Entre o sagrado, o profano o insano e o possível: versões da maternidade entre usuárias de crack na cidade do Rio de Janeiro"", da autoria de Diana Jenifer Ribeiro de Almeida.
31-12-2017 - Orientação do projeto " TALIDOMIDA NO BRASIL: A HISTÓRIA E A TRAJETÓRIA PARA CONQUISTA DE DIREITOS DAS PESSOAS COM A SÍNDROME TERATOGÊNICA (PRIMEIRA GERAÇÃO, DÉCADAS DE 1960 A 1980)", da autoria de FRANCIELI LUNELLI SANTOS.
15-12-2017 - Orientação do projeto " INSURGÊNCIAS URBANAS E DIREITO À CIDADE NA PERSPECTIVA DE ATIVISTAS EM BELO HORIZONTE", da autoria de Vitória Régia Izaú.
30-04-2017 - Orientação do projeto " O Movimento Passe Livre e a crise da participação democrática institucional no Neodesenvolvimentismo Brasileiro", da autoria de Humberto Machado Lima Junior.
31-12-2016 - Orientação do projeto "Estudo sobre o Sistema de Aconselhamento Agrícola de Portugal e sua interface com a extensão rural brasileira", da autoria de Murilo Didonet de Moraes.