Investigação

Atuais interesses de investigação

Mudança e resiliência, bem-estar e florescimento familiar

Pensamento Complexo

Avaliação e Intervenção Familiar

Complexidade e Mudança Familiar

Desenvolvimento comunitário e intervenções comunitárias

Parentalidade positiva

Complexidade e sistemas humanos

Metodologias e métodos de investigação

Filosofia da Ciência e Epistemologia

Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Avaliação de programas e intervenções

Abordagens metodológicas e intervenções colaborativas

Projetos de investigação

2022-12-01 - 2026-11-30 - "BIOTraCes - Biodiversity and transformative change for plural and nature-positive societies", coordenado por Rosalie Van Dam (Stichting Wageningen Research ), financiado por European Comission, grant 101081923..
    Parceiros Projeto:
              - Stichting Wageningen Research (Coordinator) ; Goeteborgs Universitet ; Okologiai Kutatokozpont; Asociaion Bc3 Basque Centre for Climate Change - Klima Aldaketa Ikergau; Mykolo Romerio Universitetas Universita Degli Studi di Catania; Universitatea Babes B

2022-02-01 - 2025-07-31 - "PHOENIX: The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe", coordenado por Giovanni Alegretti, financiado por European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 101037328.

2019-12-01 - 2021-03-31 - "Complexidade, Mudança Familiar e um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada", na qualidade de investigador responsável, financiado por CES-UC [Self-funded, 5000 €].

2019-08 - 2019-11-30 - "Laboratório Comunitário Sustentável [Co-autoria da candidatura; A investigadora não integrou a equipa de execução do projeto] ", coordenado por Junta de Freguesia de Arcozelo, financiado por JUNTAr+, Fundo Ambiental.

2018-07 - 2018-09 - "Diffusion of Complexity Concepts: An Interdisciplinary Mapping. [This is a research sub-project integrated in the project Building Foundations for Complex Thinking- cf. Integrated in the Summer School ofYork Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis, University of York, United Kingdom]", na qualidade de investigador responsável, financiado por Funding awarded by Summer School of the York Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis for three studentships(3 x 4,425.50 GBP).
    Parceiros Projeto:
              - Leo Caves (Co-I), York Cross Disciplinary Centre for Systems Analysis, University of York
              - Philip Garnett (Co-I), York Management School, York Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis, University of York

2018-04-01 - 2024-03-31 - " Ação coletiva, famílias, redes e formas organizativas perante processos de mudança, adaptação e resiliência familiar", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia [DL57/2016/CP1341/CT0011].

2018-01-01 - 2022-12-31 - "Building Foundations For Complex Thinking To Promote Positive Change In Complex Systems (Co-lead by Dr. Leo Caves and Dr. Phil Garnett , University of York)", na qualidade de investigador responsável, financiado por Financiamento próprio/ Financiamento para sub-projectos .
    Parceiros Projeto:
              - Dr. Leo Caves (Co-I), independent researcher, Portugal, Associate of York Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis, United Kingdom
              - Dr. Phil Garnett (Co-I), York Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis and York Management School of the University of York, United Kingdom
              - Consultant collaborators from the University of York (Depts. Computer Science, Management School, Health Sciences, Environment), Sheffield ,Open University, the Centre for Policy Modelling, of the Metropolitan University of Manchester
              - Rita Campos (Co-I), Centre for Social Studies, University of Coimbra

2015 - 2017 - "Projecto de investigação de pós-doutoramento "Percursos de mudança em contextos de múltiplos desafios: Análise integrada de fatores e processos facilitadores da mudança das famílias e dos profissionais" (2º triénio)", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/77781/2011).

2012 - 2014 - "Projecto de investigação de pós-doutoramento "Percursos de mudança em contextos de múltiplos desafios: Análise integrada de fatores e processos facilitadores da mudança das famílias e dos profissionais" (1º triénio)", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/77781/2011) .

2007-07 - 2009 - "Famílias em Missão ", na qualidade de investigador responsável, financiado por Programa de Intervenção Focalizada, Instituto da Droga e da Toxicodependeência.

2007 - 2011 - "Projecto de investigação de doutoramento "As forças dos profissionais e da família multidesafiada na protecção da criança. Um modelo de avaliação e intervenção familiar integrada para os CAFAP"", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/39912/2007).

2004-07 - 2007-12 - "Avaliação, formação e supervisão do programa Em Busca do Tesouro das Famílias", na qualidade de investigador responsável, financiado por Gabinete de Atendimento à Família/Instituto da Drogra e da Toxicodependência (financiamento dos materiais do programa avaliado).

American Psychological Association

Complex Systems Society