Docência

2021-04-23 a 2021-04-23 - Guest Lecturer, with the lecture titled "Democracy, participation and the management of complexity: Contributions from a complex systems perspective" [3h15m], in the Module "Local powers and participation" of the PhD programme "Democracy in the XXI Century", of the Centre for Social Sciences-University of Coimbra and the Faculty of Economics of the University of Coimbra, online.

2014-12-01 a 2014-12-01 - Dinamização de aula (4h), sobre o programa "Em Busca do Tesouro das Famílias" na disciplina de Educação Parental, do Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a convite das regentes, Prof. Doutora Orlanda Cruz e Prof. Doutora Isabel Macedo Pinto.

2013-11-11 a 2013-11-11 - Dinamização de aula (4h), sobre o programa "Em Busca do Tesouro das Famílias" na disciplina de Educação Parental, do Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a convite das regentes, Prof. Doutora Orlanda Cruz e Prof. Doutora Isabel Macedo Pinto.

2013-03 a 2013-03 - Dinamização de aula intitulada "O Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada: da teoria para a prática, da prática para a teoria" (2h30) na unidade curricular "Intervenção Sistémica: Contextos de aplicação" do Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a convite da docente Mestre Luciana Sotero.

2010-04 a 2010-04 - Aula (2h30m) intitulada "O modelo de avaliação e intervenção familiar integrada (MAIFI): Abordagem de inspiração sistémica na encruzilhada de saberes. Práticas integradoras em contexto comunitário", na disciplina Intervenção Sistémica II, no Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a convite da regente, Prof. Doutora Madalena Alarcão.

2010 a 2010 - Dinamização de módulo de formação com os temas "Leituras e práticas multi-sistémicas em contextos de múltiplos desafios e pobreza: uma abordagem colaborativa e integradora, centrada na família e na comunidade" e "O domicílio como espaço, objeto e instrumento de avaliação e intervenção" na disciplina de Contextos de Intervenção Sistémica do Mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, a convite da Mestre Joana Sequeira.

2009 a 2009 - Aula (3 horas) sobre "Avaliação em situações de risco e maus tratos infantis", a convite da Professora Doutora Madalena Alarcão, para alunos do Programa de Doutoramento em Psicologia Clínica Temática: Psicologia da Família e Intervenção Familiar pelas Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Lisboa, Coimbra.

2009 a 2009 - Dinamização de módulo (7 h) intitulado "Práticas sistémicas na encruzilhada dos saberes: práticas integradoras no trabalho famílias com famílias multidesafiadas com crianças em situação de rico, perigo e maltratadas" (8 horas) na disciplina de Contextos de Intervenção Sistémica no Mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, e do mestrado com o mesmo título pelo Instituto Politécnico de Leiria, organizado em parceira com o Instituto Superior Miguel Torga, em Leiria.

2007 a 2007 - Aula (2h) sobre "Desenvolvimento emocional da criança em contexto familiar e psicopatologia na infância" no âmbito do Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, pela Universidade de Coimbra, a convite da Professora Doutora Teresa Machado.

2005-08 a 2005-12 - Realização de uma disciplina de Prática de Ensino (Teaching Practicum), co-leccionando as unidades curriculares de Investigação em Prevenção (Prevention Research) e Métodos de Investigação (Research Methods), sob supervisão do docente principal Professora Doutora Karol Kumpfer para alunos de mestrado e doutoramento em Educação e Promoção da Saúde da Universidade do Utah.