Ana Teixeira de Melo


Nota biográfica

Ana Teixeira de Melo é investigadora do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Obteve o doutoramento em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Licenciou-se em Psicologia, pela Universidade do Porto, com a pré-especialização em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos e obteve grau de Mestre em em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. É membro da Ordem dos Psicólogos e possui título de Especialista em Psicologia Clínica e Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária. Os seus principais enfoques de investigação e intervenção incluem a Família e as suas Comunidades, e os estudos de processos de florescimento e bem-estar, mudança e resiliência familiar, particularmente em situações de múltiplos desafios. Explora processos associados à complexidade humana e ao desenvolvimento e mudança positivos. Investiga, a partir de uma perspetiva de sistemas complexos, propriedades especiais emergente das relações interpessoais e os seus efeitos como processo críticos associado ao florescimento, mudança, adaptação e resiliência humana. Adicionalmente, interessa-se por temas relacionados com o desenvolvimento humano e comunitário em geral e pelos temas da Complexidade e estudo de Sistemas Complexos, em particular no que diz respeito aos processos de mudança em sistemas sociais e humanos complexos. Os seus interesses de investigação englobam o desenvolvimento e avaliação de quadros teóricos, recursos e estratégias para apoiar a prática de Pensamento Complexo aplicado à gestão da mudança em sistemas complexos, em particular sistemas sociais humanos. Tem desenvolvido uma prática de investigação-ação e aplicada focada no desenvolvimento familiar e comunitário e no desenvolvimento de modelos, recursos e instrumentos para a avaliação e promoção do potencial para a mudança (florescimento, adaptação e resiliência familiar) e de uma parentalidade positiva em famílias em geral e de famílias multidesafiadas, com crianças em situação de risco, em particular. É autora de programas de prevenção familiar/parental tais como o 'Em Busca do Tesouro das Famílias', e "Viagens por Terras da(s) Parentalidades(s) e de abordagens integradoras baseadas no apoio a famílias multidesafiadas com crianças, tal como o 'Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada'. A sua investigação não só tem um carácter fortemente inter/transdisciplinar como foca a exploração de processos e práticas associadas a uma Inter/Transdisciplinaridade positivas a partir de uma abordagem relacional, centrada em processos e informada por uma abordagem de sistemas complexos. Interessa-se por temas relacionados com Metodologias e Métodos Interdisciplinares aplicados a diferentes áreas do desenvolvimento e mudança humana e temas relacionados a Filosofia da(s) Ciência(s), nomeadamente Epistemologia. É membro eleito do Council da Complex Systems Society (2019-2022) e Associate do York Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis, onde foi investigadora visitante (2016-2018). Foi investigadora visitante no Department of Health Sciences (2017-2018), da Universidade de York, Reino Unido. Outros websites com informação pessoal/Profissional e CV: https://www.researchgate.net/profile/Ana_Teixeira_De_Melo https://coimbra.academia.edu/AnaTeixeiradeMelo http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7580766433475470


Últimas Publicações

Livro

Melo, Ana Teixeira de (2020), Performing complexity: Building Foundations for the Practice of Complex Thinking. Springer International Publishing

Capítulo em Livro

de Melo, Ana Teixeira; Caves, Leo Simon Dominic (2020), Complex Systems of Knowledge Integration: A Pragmatic Proposal for Coordinating and Enhancing Inter/Transdisciplinarity, in Adamatzky A., Kendon V. (org.), From Astrophysics to Unconventional Computation. Emergence, Complexity and Computation, vol 35.. Springer, Cham, 337-362

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Teixeira de Melo, Ana; Caves, Leo Simon Dominic; Dewitt, Anna; Clutton, Evie; Macpherson, Rory; Garnett, Philip (2019), "Thinking (in) complexity: (In) definitions and (mis)conceptions", Systems Research and Behavioral Science, 1-16

Ler mais