Notícia

Carla Luís, investigadora em pós-doutoramento no CES, toma posse como membro da CNE

Fevereiro de 2020

Carla Luís, investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, tomou no dia 18 de fevereiro, para novo mandato como Membro da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Eleita pela Assembleia da República, Carla Luís é Membro da CNE desde 2009, e desde 2011 a única mulher neste órgão colegial. É doutorada pelo CES/UC, com uma tese na área da democracia e eleições. Coordena nesta instituição o projeto VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos, levando a cabo diversas iniciativas na área eleitoral, incluindo o curso de Observação Eleitoral, Eleições em Portugal, entre outras, em colaboração com diversas entidades nacionais e internacionais.

Participou nas edições recentes das diversas leis eleitorais anotadas, e tem trabalhado ativamente na área, em diversas missões e instituições, em Portugal e no estrangeiro. Foi investigadora no The Electoral Integrity Project (Univs. Sydney/Harvard) e trabalhou com o PNUD como assessora jurídica eleitoral em Timor-Leste, entre outros. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL).

A Comissão Nacional de Eleições, órgão basilar da democracia portuguesa, exerce competência sobre todas as eleições e referendos levados a cabo em Portugal, assegurando a igualdade de tratamento e de oportunidades, e promovendo o esclarecimento objetivo em matéria eleitoral.

Foto: João Lima