SEminário | | ECOSOC-CES

Educação e Justiça Climática: Direito à educação e direito à vida perante a crise climática

28 de janeiro de 2023, 16h00

Casa Municipal da Cultura (Coimbra)

Apresentação

No contexto das greves estudantis pelo fim da energia fóssil, as lutas dos professores por uma maior valorização da educação, e as preparações para o 8.º Encontro Nacional pela Justiça Climática, que decorrerá em Coimbra nos dias 10 e 11 de fevereiro, esta conversa vai focar nas ligações entre educação e justiça climática.

A conversa vai juntar estudantes das greves climáticas, professores, e investigadoras, para refletir conjuntamente sobre as seguintes perguntas: Qual é o papel da educação - e dos professores, estudantes, investigadores, trabalhadores nesse sector-

- nas ações pela justiça climática? Qual é a função da escola como espaço de educação e luta, e por que fechar escolas em greve como uma ferramenta para a justiça climática? Quais convergências podemos potencialisar entre as lutas por justiça climática e as lutas pela educação? Quais transformações (em políticas públicas, metodologias, estratégias) são necessárias no sistema educacional para enfrentar a crise climática e promover a justiça climática?

O evento vai contar com intervenções de: Teresa Núncio (Greve Climática Estudantil Lisboa), Sara Baquissy (Greve Climática Estudantil Coimbra), Alice Gato (Movimento "Fim ao Fóssil: Ocupa!"), Carla Malafaia (Centro de Investigação e Intervenção Educativas -CIIE, Universidade do Porto), Graça Simões (Escola Alice Gouveia), e José Janela (Federação Nacional de Professores - FENPROF)

* Este é um dos eventos preparatórios do 8.º Encontro Nacional pela Justiça Climática, que decorrerá em Coimbra nos dias 10 e 11 de fevereiro.