Ciclo de Eventos UNPOP

O populismo e as emoções

2022-2024

Apresentação

Este ciclo tem como propósito criar uma plataforma de discussão multidisciplinar sobre a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, com foco no populismo. Enquanto o sucesso dos fenómenos populistas é alegadamente atribuído em grande medida à sua capacidade de mobilizar as emoções das pessoas ‘comuns’, pouco se debate relativamente ao quanto estas emoções sejam legítimas e de que forma contribuem a formular a representação política. Este debate remete ao vibrante tema da relação entre razão e emoção e dos limites de ambas na sociedade. O potencial mobilizador das emoções nos discursos populistas é frequentemente visto como alheio a práticas democráticas, ou uma versão deturpada e irracional do discurso político. O ciclo de eventos ‘UNPOP’ promoverá diversas discussões envolvendo – e desafiando – esta premissa.

O projeto UNPOP - Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, tem como objetivo principal explorar como as narrativas de emoção permitem uma análise mais profunda do modo como os fenómenos populistas se constituem e influenciam o comportamento político. Assim, o ciclo de eventos desenvolvido ao longo do projeto abordará diversas questões envolvendo o recente crescimento do populismo, com foco no papel das emoções – tanto aquelas tidas como negativas como raiva e medo, quanto as tidas como positivas como esperança e amor – no comportamento político..

UNPOP é coordenado por Cristiano Gianolla e Lisete Mónico e acolhido institucionalmente pelo Centro de Estudos Sociais e pelo CINEICC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - da Universidade de Coimbra, e conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (PTDC/CPO-CPO/3850/2020)