Miguel Cardina

Nota biográfica

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais. É membro da coordenação da linha temática "A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos". Coordenou, até janeiro de 2023, o projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação). É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória. Entre os seus livros mais recentes conta-se: "Remembering the Liberation Struggles in Cape Verde. A mnemohistory" (com Inês Nascimento Rodrigues, 2022, Routledge; ed. portuguesa pela Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023), "O Atrito da Memória. Colonialismo, guerra e descolonização no Portugal contemporâneo" (ed. italiana, Meltemi; ed. portuguesa, Tinta-da-china, 2023; edição espanhola Verso Libros, 2024) e a coordenação do volume "The Portuguese Colonial War and the African Liberation Struggles. Memory, Politics and Uses of the Past" (2024, Routledge).

Últimas Publicações

Livro

Loff, Manuel; Cardina, Miguel (orgs.) (2024), 25 de Abril. Revolução e mudança em 50 anos de memória. Lisboa: Tinta-da-china

Capítulo em Livro