CONLAB | XIV Luso-Afro-Brazilian Congress

Post-crisis utopias. Arts and knowledges in movement

15-17 September 2021

Programa Cultural

GISELA CASIMIRO

Escritora, artista e activista portuguesa. Publicou Erosão (Urutau, 2018) e fez parte de antologias como Rio das Pérolas (Ipsis Verbis, 2020), Venceremos! Discursos escolhidos de Thomas Sankara (Falas Afrikanas, 2020) e As Penélopes (Bairro dos Livros, 2021). Nos últimos anos assinou
crónicas regulares no Hoje Macau, Buala e Contemporânea. Participou ainda em exposições no Armário, Zé dos Bois, Balcony e Museu Nacional de Etnologia. Dirige o departamento de Cultura do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal.

EMICIDA

Desde que começou a dar os primeiros passos no rap, nas batalhas de freestyle, lá pelo ano de 2006, Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, sabia que queria ter uma carreira sólida. Talvez ele não soubesse que construiria alicerces consistentes o suficiente para ir além da sua própria trajetória. Assim, se tornou a principal referência da sua geração no rap. Mas mais do que sucesso, Emicida tem a vontade de tocar a vida das pessoas (ele rima porque tem uma missão e quer ser porta-voz de quem nunca foi ouvido). E a sua trilha sonora do artista nascido na Zona Norte foi perfeita para contar essa história.
Com uma vasta discografia, Emicida encerrou o ano de 2020 com o lançamento de AmarElo - É Tudo Pra Ontem na Netflix. Trata-se de um documentário com animações, entrevistas e cenas de bastidores. Usando o show do rapper no Theatro Municipal como espinha dorsal, o filme explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura brasileira. Nele, estabelece-se um elo importante entre três momentos relevantes da história negra brasileira: a Semana de Arte Moderna de 1922; o ato de fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, pela valorização da cultura e de direitos do povo negro; e o emblemático espetáculo de estreia de AmarElo, novembro, em 2019.

Suas importantes falas e ideias sobre o panorama do mundo, seja na esfera política, cultural ou social, tornou Emicida um dos mais importantes pensadores contemporâneos do país.
Mesmo de modo remoto, por conta da pandemia, Emicida e a Laboratório Fantasma seguem produzindo conteúdos que têm como objetivo comprovar que a música - independente do seu formato (em um show, um game, um desfile) - é capaz de mudar o entorno e o mundo. Em 2021, o AmarElo - Ao Vivo (registro do show do Municipal) chegou aos aplicativos de streaming de áudio, enquanto o registro em vídeo ficou disponível na Netflix. O audiovisual, inclusive, tem sido uma linguagem cada vez mais forte na carreira do rapper. Ele prepara para estrear a série documental O Enigma da Energia Escura no GNT.

Emicida nas redes sociais
Facebook: /EmicidaOficial