CONLAB | XIV Luso-Afro-Brazilian Congress

Post-crisis utopias. Arts and knowledges in movement

15-17 September 2021

Comissão Organizadora:
Ana Raquel Matos, Antonieta Reis Leite, Carlos Cardoso, Carlos Nolasco, Flávia Nascimento,
José Manuel Mendes (Coordenação), Luca Verzelloni, Paula Abreu e Paula Meneses.

Comissão Científica:
Estevão Cabral, Filimone Meigos, Francisco Bettencourt, Inocência Mata,Iva Cabral, Jacqueline Freire,
Leonardo Avritzer, Luís Kandjimbo,Maria Irene Ramalho, Marina Mello, Paulina Mendes, Raul Mendes,
Ricardo Cardoso, Teresa Cruz e Silva e Victor Kajibanga.

Organização:
CES - Centro de Estudos socias - Universidade de Coimbra
AILPcsh - Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
CMC - Câmara Municipal de Coimbra

_

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é uma instituição científica dedicada à investigação e à formação avançada nas ciências sociais e nas humanidades, através de uma abordagem inter e transdisciplinar. Desde a sua fundação, em 1978, o CES tem vindo a realizar investigação para e com uma sociedade inclusiva, inovadora e reflexiva, promovendo abordagens críticas face a alguns dos desafios mais prementes das sociedades contemporâneas. A sua missão é continuar a atrair gerações de investigadores e estudantes de talento excecional no domínio das ciências sociais.A estratégia científica do CES visa democratizar o conhecimento, revitalizar os direitos humanos e contribuir para que a ciência constitua um bem público. Cumpre esta missão, reformulando continuamente os campos de investigação, em resposta às necessidades da sociedade.

A Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais cuja primeira edição remonta a 1990. A AILPcsh pretende promover uma comunidade de cientistas sociais e de humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Foi legalmente constituída como associação de acordo com o enquadramento jurídico português, tendo os seus estatutos sido aprovados em 2 de março de 2012. As principais atividades da associação são a organização do seu Congresso, em regime de itinerância entre os países de língua oficial portuguesa e a criação de plataformas de incentivo e promoção de redes de pesquisa e publicações. A AILPcsh pretende afirmar-se como um canal de política científica fundamental na promoção de um espaço de cooperação entre académicos de ciências sociais e das humanidades de língua portuguesa.

A Câmara Municipal de Coimbra é a entidade autárquica que administra o município de Coimbra. O conselho de Coimbra abrange uma área de 318,8 km2 e compreende 31 freguesias. Aquando dos últimos censos, apresentava um total de 143 396 habitantes. A sede de concelho é a cidade de Coimbra, famosa pela universidade, sendo também um importante centro comercial e de serviços. Uma cidade com uma história antiga e importante, e com um vasto património monumental que atesta o relevo que teve na vida do país. O valor monumental e arquitetónico de Coimbra é excecional, sendo um dos centros mais frequentados por historiadores, arqueólogos e turistas, que regularmente a visitam. O setor terciário, o comércio, o turismo e os serviços, associados ao papel de centro universitário por parte da cidade de Coimbra, desempenham uma função cada vez mais relevante na economia do concelho. O desenvolvimento da cidade e do município tem beneficiado da sua posição privilegiada na ligação entre as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.