Colourful Childhoods <br>Capacitar crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis para combater a violência de género na Europa

Colourful Childhoods

1 de fevereiro de 2022 a 31 de janeiro de 2024
Resumo

A violência contra crianças pode assumir muitas formas. O projeto C-Child: Infâncias arco-iris (C-Child) visa prevenir e combater todas as formas de violência contra crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis relacionados com a pandemia de Covid-19. Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 podem ser particularmente difíceis para crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis, cujas necessidades específicas em relação à violência de género podem ser negligenciadas no atual clima de crise social e económica.
Financiado pela Comissão Europeia (CERV-2021-DAPHNE) entre 2022 e 2024, o projeto C-Child: Infâncias arco-iris envolve 6 países europeus: Bulgária, Espanha, Hungria, Itália, Lituânia e Portugal. É informado por uma perspetiva centrada na criança com uma abordagem interseccional, através de metodologias interdisciplinares e participativas. O estudo está dividido em quatro etapas. A Fase 1 consiste numa avaliação das necessidades relacionadas com a prevenção de violência e o bem-estar de crianças LGBTIQ em cada país. Envolve grupos focais com crianças, entrevistas a profissionais e organizações e um inquérito por questionário. A Fase 2 inclui oficinas com crianças focadas nas suas experiências como utentes de serviços e profissionais, após as quais serão elaboradas diretrizes e um currículo de formação para profissionais. Durante a Fase 3, um número esperado de 400 profissionais receberá formação e mais 200 beneficiarão do novo módulo adicionado ao Curso Online MOOC Diversidade e Infância. Por fim, a Fase 4 centra-se na divulgação e comunicação, com uma variedade de produtos e iniciativas destinadas a sensibilizar e desencadear ações para prevenir e combater a violência contra crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis.

Organizações participantes no Consórcio Europeu de Investigação C-Child:

Centro de Estudos Sociais, Portugal
Hatter Tarsasag, Hungria
Lietuvos Geju Lyga Asociacija, Lituânia
Resursen Tsentsar Bilitis, Bulgária
Sindikat Obrazovanie Kam Kt Podkrepa, Bulgária
Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
Università Degli Studi di Palermo, Itália
Universitat de Girona, Espanha

Parceiros em Portugal:

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG);
AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género;
rede exaequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes.

Colaboradoras/es
Palavras-Chave
lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo, lgbtiq children, combat gender-based violence, violence against children
Comissão Europeia - Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores