COMUNIX <br>Participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias

COMUNIX
Participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias

Período
1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017
Duração
12 meses
Financiamento
Erasmus+
Resumo

COMUNIX é o resultado de uma parceria transnacional entre um instituto de investigação em Portugal (CES), uma cooperativa cultural na Galiza, Espanha (Trespés) e uma instituição de propriedade colectiva em Itália (Partecipanza Agraria de Nonantola).

O seu objectivo principal é criar, testar e implementar Escolas Comunitárias para jovens entre 15 e 30 anos de ambos os sexos em Portugal e na Galiza sobre o tema da governação dos bens comuns. 

As Escolas Comunitárias são uma abordagem inovadora baseada na aprendizagem informal e não formal, que visa sensibilizar os jovens para a forma como o seu território é governado e para trocar experiências sobre a gestão dos recursos comuns das suas terras.

O COMUNIX capacitará os jovens para a participação activa na gestão das terras no futuro, tornando-os conscientes dos desafios que estas áreas enfrentam e as possíveis formas de os superar à escala da Europa.

Resultados

O projecto terá uma duração de 12 meses e terão lugar as seguintes actividades e resultados:

- lançamento do COMUNIX a nível local, regional, nacional e internacional;

- recrutamento de 20 jovens participantes de 15 a 30 anos que participarão nas Escolas Comunitárias, 10 residentes em Portugal e 10 residentes na Galiza, que favoreçam a participação de 8 jovens;

- acções de formação para jovens para se tornarem peritos no seu próprio território e tutores para jovens de outros países;

- implementação da Escola Comunitária Férias de verão na Galiza (Vigo) e Portugal (Lousã);

- lançamento do canal COMUNIX no Youtube;

- avaliação das Escolas Comunitárias através de metodologias qualitativas após um mês para avaliar o efeito transformador sobre os participantes e entidades envolvidas;

- sistematização das experiências sobre um Kit Pedagógico e Modelo para a implementação das Escolas Comunitárias;

- relatório sobre a participação dos jovens e as zonas comunitárias na Europa;

- organização de um evento multiplicador com jovens e gestores comunitários de terras na Europa, em Portugal;

- várias actividades de divulgação destinadas ao público-alvo a nível local, regional, europeu e internacional, COMUNIX e elaboração de estratégias para a sua sustentabilidade. 

Parceiros

As Escolas Comunitárias serão implementadas em forte colaboração com as comunidades locais que gerem terras comuns e agentes locais desde o início e serão parceiros cruciais para a disseminação e sustentabilidade da iniciativa.