Rita Serra

Rita Serra, bióloga. Investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2008 (Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade - NECES). Doutorada em Engenharia Química e Biológica, sobre biodiversidade de fungos e risco de micotoxinas para a saúde. Pós-doutoramento sobre valorização da cortiça em contexto empresarial. No CES, estudo temas relacionados com a floresta, espécies silvestres, comuns (baldios), inclusão e exclusão. Coordenei o projecto SCRAM - Crises, gestão de risco e novos arranjos sócio-ecológicos para as florestas - uma perspetiva dos estudos sobre ciência e tecnologia, 2010-2013, financiado pela FCT. Coordenei, com Giovanni Allegretti, o projeto europeu COMUNIX - Participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias (2017). Autora de dois blogues (Histórias da Serra - O desafio de saber como pensa e (se) vive (n/com) uma serra: https://medium.com/histórias-da-serra e Neurodivas - autistas e neurodiversas: https://medium.com/neurodivas-autistas-e-neurodiversas). Escrevo regularmente na revista Osso: https://revistaosso.pt/. Última publicação científica: Serra, Rita; Allegretti, Giovanni (2020), "Democracies in common places: stories from baldios and 'fire-tales' in Portugal", Scienze del Territorio, 8, 91-109.

Últimas Publicações