Diversity and Childhood - Changing social attitudes towards gender diversity in children across Europe

O projeto Diversidade e Infância em fase final de implementação

A violência de género é um tipo de violência que assenta numa certa distribuição de papéis, características, gostos, responsabilidades e expressões de género diretamente associadas a uma ideia binária de sexo biológico - masculino e feminino. O projeto Diversidade e Infância, financiado pela União Europeia, centra-se num tipo específico de violência de género - a violência contra crianças LGBTI+ e de género diverso. Este tipo de violência de género, incluindo transfobia, homofobia, bifobia e interfobia, constitui uma violação inaceitável da dignidade humana com consequências pesadas para crianças e adolescentes. Prevenir nas primeiras etapas de vida é fundamental no sentido de interromper este fenómeno social violento e promover o bem-estar. Esta é a razão pela qual o projeto Diversidade e Infância, agora na sua última fase de implementação, estabeleceu diferentes ações destinadas a mudar as atitudes sociais em relação à diversidade de género nas crianças e adolescentes em toda a Europa. Isso ocorre em 5 áreas principais que afetam a vida das crianças: educação, saúde, famílias, espaços públicos e media.

O projeto Diversidade e Infância está a ser implementado em 9 países: Bélgica (Çavaria), Portugal (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra), Espanha (Universidade de Girona e Universidade Autónoma de Barcelona), Croácia (Zagreb Pride), Grécia (KMOP), Lituânia (LGL), Eslovênia (Universidade de Ljubljana), Hungria (Hátter) e Polónia (Lambda Varsóvia). A implementação contou com uma análise da realidade local, workshops com crianças e 55 ações de formação envolvendo 1100 profissionais e stakeholders, entre outras ações.

Durante a fase de recolha de dados e análise dos resultados, entrevistámos 116 stakeholders, auscultamos 634 profissionais através do 1º Inquérito Europeu Diversidade e Infância e envolvemos 105 crianças em oficinas de sensibilização e auscultação das suas perspetivas, discursos, representações e práticas em relação a pessoas LGTBI+ e de género diverso, incluindo crianças e jovens. Este trabalho levou à produção de 9 relatórios nacionais, bem como a um relatório integrativo que considera a realidade europeia no seu conjunto à luz dos nove países estudados. A partir da análise dos resultados, as instituições parceiras de Diversidade e Infância elaboraram uma sessão pública e 5 módulos de formação de profissionais que trabalhavam com crianças e jovens – um por área do projeto. Atualmente, os parceiros do projeto estão a concluir as formações para profissionais e seminários.

Além disso, a equipa de investigação lançou um curso Massive Open Online Course (MOOC) de 4 semanas para profissionais e stakeholders, que teve início a 21 de junho 2021, publicou um Manual sobre como lidar com crianças e jovens LGTBI+ e de género diverso orientado a profissionais de diferentes áreas (disponível em 10 línguas) e está a preparar um conjunto de publicações científicas que ficarão disponíveis ao longo dos próximos meses.
Até setembro 2021, o projeto Diversidade e Infância irá finalizar as atividades previstas, culminando com a organização da Conferência final que se realizará em Barcelona nos dias 2 e 3 de setembro.

Mais informações e atualizações sobre o projeto podem ser encontradas aqui.