Capacitar crianças LGBTIQ em contextos vulneráveis para combater a violência de género na Europa

Nota de Imprensa

Coimbra
01.10. 2023

A população mais jovem vive num mundo dirigido por e para adultos. Esta inércia social significa que as crianças e os adolescentes não são muitas vezes considerados como devem ser. Por esta razão, o projeto europeu Colourful Childhoods visa compreender as suas exigências para questionar as lógicas adultas e desenvolver ferramentas que possibilitem algumas mudanças.

Para além do trabalho de investigação e formação realizado, a equipa de investigação está agora a organizar a 1ª Conferência Internacional sobre crianças e adolescentes LGTBIQ: https://eventos.urjc.es/101918/detail/1o-conferencia-internacional-sobre-infancia-y-adolescencia-lgtbiq-la-importancia-de-la-escucha.html. O encontro terá lugar nos dias 26 e 27 de outubro na Universidade Rey Juan Carlos de Madrid. Este evento tem como objetivo proporcionar um espaço de partilha e reflexão sobre a importância de escutar as necessidades dos jovens.

A conferência oferece um programa abrangente que inclui participantes da área académica e de intervenção social. Contará com a apresentação do trabalho desenvolvido pela equipa de investigação do projeto durante estes meses. Serão também apresentadas outras iniciativas que investigam e apoiam jovens LGTBIQ+. O programa completo pode ser consultado no seguinte link: https://eventos.urjc.es/101918/programme/1o-conferencia-internacional-sobre-infancia-y-adolescencia-lgtbiq-la-importancia-de-la-escucha.html.

Este encontro destina-se a investigadores interessados nestas questões, a profissionais das áreas da socioeducação, da intervenção social e da saúde, bem como a activistas, técnicos e profissionais de ONG. Para além da participação, é também possível apresentar uma comunicação oral ou um poster numa das três linhas temáticas propostas: adultismo, acompanhamento e violência/resistência. O resumo pode ser enviado para: https://eventos.urjc.es/101918/upload/1o-conferencia-internacional-sobre-infancia-y-adolescencia-lgtbiq-la-importancia-de-la-escucha.html.

O projeto Colourful Childhoods é implementado em 6 países europeus: Espanha (pela Universidade de Girona e pela Universidade Rey Juan Carlos), Portugal (pelo Centro de Estudos Sociais), Itália (pela Universidade de Palermo), Lituânia (pela organização nacional de direitos LGBT LGL), Bulgária (pela Bilitis e pelo Sindicato "Educação" como parte da Confederação do Trabalho "Podkrepa") e Hungria (pela Sociedade Háttér).

Nota de Imprensa

Coimbra
07.07.2023

O projeto Colourful Childhoods ganha impulso com o lançamento de diretrizes para prevenir e combater a violência contra crianças LGBTIQ+ em situações vulneráveis

A violência contra as crianças pode assumir muitas formas. Os efeitos negativos da pandemia de COVID-19 são particularmente graves para as crianças em contextos vulneráveis, cujas necessidades específicas em matéria de violência baseada no género podem ser ignoradas no atual contexto de crise social e económica.

É por esta razão que o projeto Infâncias Coloridas se centra na violência contra crianças LGBTIQ+ em contextos vulneráveis. O Colourful Childhoods visa prevenir e combater todas as formas de violência contra crianças LGBTIQ+ em contextos vulneráveis relacionados com a pandemia da COVID-19. Uma perspetiva centrada na criança e uma abordagem intersectorial são fundamentais para aumentar a capacitação das crianças, bem como a sua resiliência.

O projeto Colourful Childhoods, cuja implementação está agora bem encaminhada, apresenta um relatório analítico integrador, concebido para fornecer uma breve panorâmica da situação jurídica e sociocultural das pessoas LGBTIQ+ na Europa, com especial incidência nos países incluídos no estudo Colourful Childhoods. No contexto do projeto Colourful Childhoods, foram também elaborados relatórios nacionais pela equipa de investigação de cada país envolvido. Os relatórios estão disponíveis ao público em https://zenodo.org/record/8043659#.ZJ6TEi8RqpY.

A equipa do projeto Colourful Childhoods anuncia também a publicação de Orientações para o desenvolvimento de protocolos de prevenção e combate à violência contra crianças LGBTIQ+ em situações vulneráveis. A publicação fornece ferramentas e informações sobre como ajudar melhor as crianças LGBTIQ+ em situações vulneráveis. O manual contém recomendações, tornando a publicação uma ferramenta profissional útil para docentes, profissionais da psicologia e de intervenção social na infância, entre outros. A publicação está disponível em inglês e em 6 línguas locais, incluindo em português.

A equipa do projeto Colourful Childhoods espera que este manual forneça aos profissionais os conhecimentos necessários para trabalharem em prol de uma sociedade mais inclusiva e diversificada para as crianças.

O projeto Colourful Childhoods é implementado em 6 países europeus: em Espanha (pela Universidade de Girona e pela Universidade Rey Juan Carlos), Portugal (pelo Centro de Estudos Sociais), Itália (pela Universidade de Palermo), Lituânia (pela organização nacional de direitos LGBT LGL), Bulgária (pela Bilitis e pelo Sindicato "Educação" como parte da Confederação do Trabalho "Podkrepa") e Hungria (pela Sociedade Háttér).

A implementação do projeto inclui uma análise das realidades locais, ações de investigação com crianças, incluindo o inquérito a 2542 jovens LGBTIQ+, bem como a formação de 600 profissionais e partes interessadas, entre outras ações.

2022/05/17 | CIG -  Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
A revolução queer por vir: diversidade sexual e de género ao longo da vida

Ana Cristina Santos

2023/04/20 - Aldeias de Crianças SOS