Laboratório interativo da transição democrática portuguesa

Atividades realizadas

Seminário "O ensino do 25 de Abril e da transição democrática portuguesa nas escolas: estado da arte e experiências educativas", Colégio da Graça, Coimbra, 2 de maio de 2019

O seminário "O ensino do 25 de Abril e da transição democrática portuguesa nas escolas: estado da arte e experiências educativas" teve por objetivos apresentar o projeto “25AprilPTLab – Laboratório interativo da transição democrática portuguesa” e debater o ensino do Estado Novo, do processo revolucionário e transição democrática portuguesa (1958-1982) nas escolas portuguesas. Contou com intervenções iniciais de Rui Bebiano ("Apresentação do projeto 25AprilPTLab"), Dionísia Laranjeiro ("A conceção e o desenvolvimento tecnológico da plataforma 25AprilPTLab"), Pierre Marie e Pedro Réquio ("O 25 de Abril nos manuais escolares de História"). Na segunda parte do seminário Natércia Coimbra ("O Centro de Documentação 25 Abril e as escolas"), Francisco Bairrão Ruivo ("O projeto Livro Livre") e Isabel Craveiro ("A Casa Portuguesa do Teatrão") apresentaram experiências educativas.


Visitas históricas "Roteiros do 25 de Abril em Coimbra", 4 e 11 de maio de 2019

Os "Roteiros do 25 de Abril em Coimbra" dinamizados por Pierre Marie apresentaram os acontecimentos do processo revolucionário em Coimbra através de uma descoberta da cidade a pé. Com o recurso a documentos de arquivos e fotografias da época, este percurso permitiu a exploração da cidade a partir dos locais e acontecimentos mais marcantes do processo revolucionário, do 25 de Abril de 1974 até ao 25 de Novembro de 1975. Foram abordados as manifestações e os comícios políticos, as eleições e as ocupações de prédios, as tensões, mas também, as conquistas que marcaram todo o período revolucionário.


Seminário “Discussão em torno de uma enxada: Reflexões da reforma agrária através do documentário Torre Bela”, Colégio da Graça, Coimbra, 19 de setembro de 2019

O seminário “Discussão em torno de uma enxada: Reflexões da reforma agrária através do documentário Torre Bela” teve como ponto de partida a projeção do documentário Torre Bela de Thomas Harlan (1977). A sessão contou com comentários de Carlos Nolasco, Pierre Marie, Pedro Réquio, Pedro Hespanha sobre a Reforma Agrária, o caso da Cooperativa de Torre Bela e o cinema militante dos anos 1970. O debate, moderado por Andrés Spognardi, foi muito participado com várias intervenções do público.


Mostra de documentos sobre a Reforma Agrária (Coleções do Centro de Documentação 25 de Abril), Colégio da Graça, Coimbra, 19 de setembro de 2019

No âmbito do seminário “Discussão em torno de uma enxada: Reflexões da reforma agrária através do documentário Torre Bela” que ocorreu no dia 19 de setembro de 2019 no Colégio da Graça, foi organizada uma mostra de documentos baseada nas coleções do Centro de Documentação 25 de Abril. Foram apresentados vários documentos como objetos, monografias, períodicos, discos, comunicados e panfletos, cassete de história oral e material iconografico (cartazes, fotografias, autocolantes). A mostra de documentos está disponível numa exposição virtual na página do Centro de Documentação 25 de Abril.

Equipa: Pierre Marie e Pedro Réquio - 25AprilPTLab (coord.); Fernanda P. da Silva, Filomena Calhindro, Joana Moreira, Luísa Francisco e Natércia Coimbra  (apoio à selecção documental).


Palestra "Viagem pela Revolução de Abril em Coimbra (1974-1976)", Centro Cultural Penedo da Saudade, Coimbra, 19 de outubro de 2019

No âmbito das "Conversas de Viajantes" organizadas no Centro Cultural Penedo da Saudade, Pierre Marie dinamizou uma palestra sob o tema "Viagem pela Revolução de Abril em Coimbra (1974-1976)". Procurou apresentar os principais acontecimentos do processo revolucionário em Coimbra. A apresentação baseou-se em arquivos presentes no Centro de Documentação 25 de Abril.


Sessão “Casas sim, barracas não: a habitação em Portugal em 1974” no âmbito do projeto CES Vai à Escola na Escola Secundária de Rio Tinto, 13 de dezembro de 2019

No âmbito do projeto CES Vai à Escola, Pedro Réquio e Pierre Marie dinamizaram a sessão “Casas sim, barracas não: a habitação em Portugal em 1974” na Escola Secundária de Rio Tinto. A sessão contou com a participação ativa de 35 alunos de duas turmas do 12º Ano.


Sessão “Casas sim, barracas não: a habitação em Portugal em 1974” no âmbito do projeto CES Vai à Escola na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes de Abrantes, 11 de fevereiro de 2020

No âmbito do projeto CES Vai à Escola, Pedro Réquio e Pierre Marie dinamizaram a sessão “Casas sim, barracas não: a habitação em Portugal em 1974” na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes de Abrantes. A sessão contou com a participação ativa de 70 alunos de 4 turmas do 10º, 11º e do 12º Ano.


Mesa-Redonda "A Banda Desenhada e o 25 de Abril", Casa da Cultura de Coimbra, 5 de março de 2020

No dia 5 de março, pelas 21 horas, teve lugar na Casa da Cultura de Coimbra uma Mesa-Redonda intitulada "A Banda Desenhada e o 25 de Abril". O evento, que resultou de uma pareceria entre o Festival Coimbra BD e o projeto 25AprilPTLab, foi dinamizado e moderado por Pedro Réquio e contou com a participação de João Lameiras (especialista de banda desenhada) e Carlos Zíngaro (autor de BD e músico). Esta sessão contou com cerca de 30 espectadores.

 


Exposição virtual "A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)", Centro de Documentação 25 de Abril, abril de 2020


Organização da exposição virtual "A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)" a partir das coleções do Centro de Documentação 25 de Abril. A exposição pretende traçar a genealogia do Serviço Nacional de Saúde ao analisar as iniciativas desenvolvidas no setor durante o período que se segue imediatamente ao 25 de Abril. A exposição virtual está disponível no site do Centro de Documentação 25 de Abril.

Ficha Técnica 

Diretor: Rui Bebiano; Coordenação e versão eletrónica: Natércia Coimbra; Guião: Pierre Marie; Selecção de documentos e legendagem: Pierre Marie, Filomena Calhindro; Apoio à selecção documental: Fernanda Ventura, Joana Moreira, Luísa Conceição e Pedro Réquio.


Comunicação "25AprilPTLab Interactive Laboratory of the Portuguese Democratic Transition - Teaching and Learning Contemporary History Through Documents", Public History Summer School 2020, University of Wroclaw, 3 de junho de 2020

No dia 3 de junho de 2020, e no âmbito da Public History Summer School 2020, dinamizada pela Universidade de Wroclaw, Pierre Marie e Pedro Réquio apresentaram a comunicação "25AprilPTLab Interactive Laboratory of the Portuguese Democratic Transition - Teaching and Learning Contemporary History Through Documents". A sessão, que se realizou em formato online devido à pandemia, contou com cerca de 70 espectadores. O vídeo da sessão está disponível no site da Public History Summer School 2020.


Sessão “Do arquivo à investigação: o 25 de Abril e a habitação” na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores de Coimbra, 9 de junho de 2020

No dia 9 de junho de 2020, Filomena Calhindro (Centro de Documentação 25 de Abril), Pierre Marie e Pedro Réquio dinamizaram a sessão "Do arquivo à investigação: o 25 de Abril e a habitação" num formato online com uma turma do 5º Ano da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores de Coimbra.


Publicação do "Mapa dos Bairros do Processo SAAL", Centro de Documentação 25 de Abril, setembro de 2020

Mapa realizado por Pierre Marie a partir das coleções do Centro de Documentação 25 de Abril. O mapa apresenta a localização dos bairros construídos, informações relativas às construções, bem como imagens de ilustração. O mapa está disponível no site do CD25A.


Projeto "Fora da Caixa", Centro de Documentação 25 de Abril, setembro de 2020

O projeto “Fora da Caixa” procura apresentar documentos provenientes do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) num formato de vídeos curtos de cerca de 2 minutos. Os vídeos serão publicados no canal YouTube do CD25A.


Comunicação "25aprilPTLab – Laboratório interativo da transição democrática portuguesa", 11ª Conferência Luso-brasileira de Ciência Aberta, Universidade do Minho, 8 de outubro de 2020

No passado dia 8 de outubro, e no âmbito da 11ª Conferência Luso-brasileira de Ciência Aberta, realizada em Braga, Pedro Réquio apresentou o poster, criado pela equipa do projeto, “25aprilPTLab – Laboratório interativo da transição democrática portuguesa” na sessão “O meu poster num minuto”. O evento, realizado online, contou cerca de 250 participantes.

 


Publicação do boletim "Informação - 25AprilPTLab #  1", novembro de 2020

O projeto 25AprilPTLab publicou, em novembro de 2020, o primeiro número bo boletim "Informação - 25AprilPTLab". Este número conta com artigos de Rui Bebiano ("Por um passado recente melhor conhecido e mais valorizado"), Natércia Coimbra ("CD25A-UC: Arquivo dos arquivos particulares da oposição ao regime, da revolução e da transição democrática portuguesa"), Dionisia Laranjeiro ("A pandemia, o ensino a distância e a plataforma 25AprilPTLab"), Pedro Réquio ("O 25 de Abril, os manuais escolares e o aperfeiçoamento do conhecimento histórico") e Pierre Marie ("Levar a História à sala de aula"). O boletim está disponível no site do Centro de Documentação 25 de Abril.


Comunicação "25AprilPTLab - Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa", Workshop Memória para Todos - História Pública e práticas colaborativas, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, 19 de novembro de 2020

Pierre Marie e Pedro Réquio apresentaram no dia 19 de novembro a comunicação "25AprilPTLab - Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa" no âmbito do Workshop Memória para Todos - História Pública e práticas colaborativas. A intervenção integrou o painel "Colaboração e práticas participativas". O Workshop, realizado online, contou com a presença de 40 participantes.


Oficinas do 25AprilPTLab, 9 de dezembro de 2020

Formações para professores, apresentação das funcionalidades da plataforma 25AprilPTLab.