Laboratório interativo da transição democrática portuguesa

Comunicações

Marie, Pierre; Réquio, Pedro Miguel (2021), "O Processo Revolucionário Português como tema sensível: Uma reflexão a partir dos manuais escolares de História", comunicação apresentada em XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, Porto, 26 a 28 de julho.

Albuquerque, Eduardo; Calhindro, Filomena; Réquio, Pedro; Marie, Pierre (2021), "Videos as tool for Public History: The Project "Fora da Caixa"", comunicação apresentada em Public History Summer School, University of Wroclaw, Polónia, 07 a 11 de junho.

Marie, Pierre (2021), "Mapping the Housing Programme Saal during the Portuguese Revolutionary Process, 1974/1976", comunicação apresentada em Public History Summer School, University of Wroclaw, Polónia, 07 a 11 de junho.

Réquio, Pedro (2021), "Das comissões de moradores e da saúde: O exemplo da comunidade de Mira-Sintra (1975-1979)", comunicação apresentada em Pequenas Cidades e Saúde (da Idade Média à Época Contemporânea): assistência médica, instituições sanitárias e políticas urbanas de higiene, Castelo de Vide, 06 a 08 de maio.

Marie, Pierre (2021), "Ocupar para cuidar: A Clínica Popular da Cova da Piedade", comunicação apresentada em Colóquio Pequenas Cidades e Saúde (da Idade Média à Época Contemporânea): Assistência médica, instituições sanitárias e políticas urbanas de higiene, Castelo de Vide, 06 a 08 de maio.

Bebiano, Rui (2021), "O Cidadão Comprometido", Curso de Formação "O currículo escolar na contemporaneidade: Educação, cidadania e “desenvolvimento sustentável"", Universidade de Coimbra, 10 de abril.

Marie, Pierre (2021), "Torre da universidade ou da fábrica? A Coimbra operária durante o processo revolucionário (1974-1976)", comunicação apresentada em IV Encontro Indústria, História e Património, São João da Madeira, 03 a 04 de fevereiro.

Marie, Pierre; Réquio, Pedro Miguel (2020), "25AprilPTLab - Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa", comunicação apresentada em Workshop Memória para Todos - História Pública e práticas colaborativas, Lisboa, 19 de novembro.

Marie, Pierre; Réquio, Pedro Miguel (2020), ""25AprilPTLab - Interactive Laboratory of the Portuguese Democratic Transition": Teaching and Learning Contemporary History Through Documents", comunicação apresentada no Public History Summer School, University of Wroclaw, Polónia, 3 de junho.

Réquio, Pedro Miguel (2020), "A Banda Desenhada e o 25 de Abril", Casa da Cultura de Coimbra, 5 de março.

Marie, Pierre (2019), "Viagem pela Revolução de Abril em Coimbra (1974-1976)", Centro Cultural Penedo da Saudade, Coimbra, 19 de outubro.

Réquio, Pedro Miguel (2019), "Torre Bela e o Cinema militante", comunicação apresentada em Discussão em torno de uma enxada: Reflexões da reforma agrária através do documentário Torre Bela, Centro de Estudos Sociais, Colégio da Graça, Coimbra, 19 de setembro.

Marie, Pierre (2019), "A Cooperativa Agrícola da Torre Bela (1975-1979)", comunicação apresentada em Discussão em torno de uma enxada: Reflexões da reforma agrária através do documentário Torre Bela, Centro de Estudos Sociais, Colégio da Graça, Coimbra, 19 de setembro.

Coimbra, Natércia (2019), “Experiências educativas: O Centro de Documentação 25 Abril e as escolas”, comunicação apresentada em Seminário "O ensino do 25 de Abril e da transição democrática portuguesa nas escolas: estado da arte e experiências educativas", Centro de Estudos Sociais, Colégio da Graça, Coimbra, 2 de maio.

Marie, Pierre; Réquio, Pedro Miguel (2019), "O 25 de Abril nos manuais escolares de História", comunicação apresentada em Seminário "O ensino do 25 de Abril e da transição democrática portuguesa nas escolas: estado da arte e experiências educativas", Centro de Estudos Sociais, Colégio da Graça, Coimbra, 2 de maio.

Laranjeiro, Dionísia (2019) “A conceção e o desenvolvimento tecnológico da plataforma 25AprilPTLab”, comunicação apresentada em Seminário "O ensino do 25 de Abril e da transição democrática portuguesa nas escolas: estado da arte e experiências educativas", Centro de Estudos Sociais, Colégio da Graça, Coimbra, 2 de maio.

Bebiano, Rui (2019), “Apresentação do projeto 25AprilPTLab”, comunicação apresentada em Seminário "O ensino do 25 de Abril e da transição democrática portuguesa nas escolas: estado da arte e experiências educativas", Centro de Estudos Sociais, Colégio da Graça, Coimbra, 2 de maio.