ITM - Grupo Inter-Temático sobre Migrações

Seminário | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Detenção e deportação de imigrantes em Portugal: amnésia coletiva ou uma política de esquecimento?

Francesca Esposito (ICS-UL)

16 de abril de 2024, 17h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Esta apresentação examina criticamente a frequentemente idealizada representação de Portugal como um país hospitaleiro para as pessoas migrantes, em contraste com as realidades silenciadas dos seus violentos sistemas de detenção e deportação. A trágica morte de Ihor Homeniuk em março de 2020 trouxe à luz a natureza violenta do controle de fronteiras e da maquina da detenção e deportação, anteriormente pouco discutida e questionada nos domínios público e acadêmico.

As evidências que partilharei nessa apresentação, obtidas juntando dados fragmentados e muitas vezes inconsistentes de diferentes fontes, embora limitadas, oferece uma fotografia do regime de detenção e deportação de pessoas racializada como migrantes em Portugal. As omissões, ausências e "silêncios ruidosos" que emergem desta análise, juntamente com a omissão dos intricados vínculos entre a história colonial do país e a contemporânea indústria das migrações - ou dito de outra forma, "the making of migration" (Tazzioli, 2020), são componentes essenciais para assegurar o funcionamento do regime das fronteiras em Portugal, contribuindo para o que eu denomino de uma política de esquecimento organizado. Esta política obscurece a realidade quotidiana da violência que acontece por mão do estado em nome do controlo das suas fronteiras (externas e internas) e as suas raízes coloniais, tornando difícil abordar essas questões publicamente. Além disso, reforça a percepção do excepcionalismo de Portugal face à "gestão das migrações," perpetuando as hierarquias raciais e a violência, sobre as quais a ordem social nacional tem sido historicamente construída.

Moderação: Joana Sousa Ribeiro (CES)

Nota biográfica

Francesca Esposito concluiu o seu doutoramento em Psicologia Comunitária no ISPA-Instituto Universitário de Lisboa em 2019, e posteriormente foi uma British Academy Newton International Fellow no Centro de Criminologia da Universidade de Oxford e docente na Universidade de Westminster em Londres. Atualmente é Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O seu trabalho concentra-se na detenção e deportação de pessoas governadas como migrantes na Itália, Portugal e no Reino Unido, atráves de uma perspetiva feminista interseccional e  abolicionista. Francesca é Diretora Associada de Border Criminologies (Universidade de Oxford) e integra vários grupos e coletivos, incluindo a cooperativa social feminista BeFree (Roma, Itália). Ela trabalhou durante vários anos com mulheres sobreviventes de violência de género, incluindo mulheres ilegalizadas em situação de reclusão.
_______________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/85746570601 | ID: 857 4657 0601 | Senha: 650841

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de Seminários | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Migration(s) and Global Crises