ITM - Grupo Inter-Temático sobre Migrações

Ciclo de Seminários | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Migration(s) and Global Crises

2022/2024

Apresentação

O Grupo Inter-Temático sobre Migrações (ITM) do Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra, lança as suas atividades para 2022, e que consistem numa série de seminários 'smart' que abordam criticamente a(s) migração(ões) como fenômeno simultaneamente geopolítico e urbano, social e cultural, e tecnologicamente determinado por vários regimes interoperantes de vigilância biopolítica.

Considerando a urgência de abordar a(s) migração(ões) através de uma lente interdisciplinar, a Série ITM: Migrações e Crises Globais' dedica cada seminário a um determinado ponto de vista disciplinar ou a uma manifestação situada de tendências mais amplas relacionadas com a gestão de fronteiras nacionais, o processamento de pedidos de refúgio, ou a inclusão sociocultural das populações de origem migrante.

A Série ITM: Migrações e Crises Globais adota um formato 'smart' de 1 hora, onde um palestrante por seminário é convidado a discutir um determinado tópico em diálogo com os organizadores da série e a audiência. O seminário será realizado online e aberto ao público em geral.

A Série ITM: Migrações e Crises Globais arranca com Sílvia Leiria Viegas apresentando os resultados da investigação do projeto INSEhRE 21, ​Inclusão socioespacial e habitacional de refugiados em Portugal (12 de maio) e Nina Amelung falando criticamente de Securitização e Crimigração nas Infraestruturas de Gestão de Migração da UE  (16 de junho). Os futuros eventos da série de seminários serão anunciados com um mês de antecedência no site do CES.


Equipa Científica e Organizadora: Cristiano Gianolla (CES-UC), Gaia Giuliani (CES-UC), Joana Sousa Ribeiro (CES-UC), Maria Elena Indelicato (CES-UC), Nina Amelung (ICS-ULisboa), Sílvia Leiria Viegas (CIAC/UAlg)