CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Citizen social science or the public participation in social science research

Cláudia Pato de Carvalho

José Pedro Monteiro

Rita Campos

European Citizen Science Association (ECSA) Conference 2020

Queremos trazer para a discussão um projeto de investigação concebido num quadro de ciência cidadã/participativa. A base para este projeto é a reflexão sobre a relativa ausência das ciências sociais no universo de projectos e discursos públicos da ciência cidadã e alguns objectivos a considerar. Estes seriam: 1) como operacionalizar um projeto de ciência cidadã com os objectivos e a missão de um centro de investigação como o CES, a sua natureza crítica, a necessidade das ciências sociais e o questionamento da "utilidade" da investigação científica; 2) que universo deve ser incluído, nomeadamente no contexto das estratégias, programas e eixos associados ao "desenvolvimento regional"; 3) que tipo de ferramentas podem ser contempladas (desde um website à produção de bases de dados ou inventários) e que conceito de extensão deve ser adotado. Ou seja, o projeto deve combinar as estratégias participativas e colaborativas adotadas até agora com uma nova perspetiva de co-construção do conhecimento que levará à sensibilização do público para as contribuições vitais das ciências sociais e humanas para a estrutura global da cultura científica e para a forma como esta se pode traduzir em benefícios sociais e ambientais e promover uma participação ativa do público, em particular dos alunos das escolas, no processo de investigação.