Migração e diferenciação de classes na Guiné-Bissau rural

Alexandre Abreu (Doutorando, SOAS-U. Londres / Investigador, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa)

19 de outubro de 2011, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Esta apresentação tem por base um projecto de doutoramento, recentemente concluído, cujo tema consistiu na relação entre os fluxos migratórios e as dinâmicas de formação de classes e diferenciação do campesinato na Guiné-Bissau rural. Para além da referência aos fundamentos teóricos e às estratégias de recolha de dados adoptadas, serão apresentados os principais resultados e conclusões. Entre estas últimas, salienta-se o facto das migrações, remessas e retorno desempenharem um papel essencial como estratégia de subsistência, mas, simultaneamente, encontrarem-se limitados na sua capacidade de catalisar o desenvolvimento no sentido da mudança generalizada das relações sociais de produção.

Nota biográfica

Alexandre Abreu é investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e encontra-se a terminar o doutoramento em Economia na School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres. Os seus interesses de investigação principais consistem na economia política do desenvolvimento e migrações.

Comentadores: João Rodrigues (CES) e João Pedro Campos (CES)

Área científica: Economia do desenvolvimento; migrações