Seminário

Western Sahara: human rights and the struggle for independence

Mamina Cheij Malainin

Yaguta El-mokhtar Moulay

23 de outubro de 2025, 16h30

Sala 1, CES | Alta

A sessão visa debater o contexto histórico e a situação atual do Sahara Ocidental, à luz dos direitos humanos e das reivindições pela independência do território. Com Yaguta El-mokhtar Moulay, Mamina Cheij Malainin e José Manuel Pureza (comentários).

Sessão em inglês inserida na Sema de Acolhimento aos/às alunos/as dos Programas de Doutoramento do CES-UC.


Notas biográficas

Yaguta El-mokhtar Moulay | Diretora do Observatório Saharaui de Recursos Naturais e Proteção Ambiental, onde lidera esforços para monitorizar, documentar e defender a causa contra a exploração dos recursos naturais no Sahara Ocidental. Coordenadora Internacional da UJSARIO, representa o movimento juvenil saharaui em fóruns globais. Além disso, desempenha as funções de Coordenadora da Sociedade Civil e das ONG Internacionais para o Sahara Ocidental no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, facilitando a advocacia conjunta e o envolvimento com os mecanismos da ONU. Membro do Grupo de Trabalho de Genebra sobre Direitos Humanos no Sahara Ocidental, contribuindo para a coordenação estratégica de alto nível em questões de direitos humanos relacionadas com a ocupação em curso e os direitos do povo saharaui.


Mamina Cheij Malainin | Viveu nos campos de refugiados saharauis (Argélia), além da Mauritânia, Espanha e Suíça. Desde 2010 que se dedica à defesa da causa saharaui, participando em manifestações, palestras e campanhas de sensibilização. Desde o início da sua carreira universitária como tradutor e intérprete, tem trabalhado na criação de várias associações e plataformas estudantis de apoio ao povo saharaui: em 2014, um grupo de estudantes criou a SAG (Ação Sahara Granada) e, em 2017, participou na criação da APESORS (Associação de Apoio aos Surdos Saharauis). Em 2020, filiei-se na UESARIO (União de Estudantes de Saguia El Hamra e Rio de Oro). Em 2022, participou no 16.º Congresso da Frente POLISARIO e, no mesmo ano, também se filiou na Rede Ecossocial Saharaui. Tem estado igualemente envolvido de forma ativa com associações comunitárias saharauis em diferentes locais na Mauritânia, Espanha e Suíça.