OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIV

Conversa Feminista com Bruna Jaquetto e Julia Thomaz

25 de janeiro de 2024, 17h00

Sala 1, CES | Alta

O Gender Workshop promove mensalmente Conversas Feministas com convidadas que trabalham pelas mulheres e pela igualdade de género nas mais diversas áreas de atividade. As convidadas desta sessão serão Bruna Jaquetto e Julia Thomaz. Em destaque, o trabalho de Bruna Jaquetto na área do direito, da justiça e das políticas penitenciárias, no que diz respeito às mulheres.

Notas biográficas

Bruna Cristina Jaquetto Pereira | Pós-doutoranda pelo programa Marie Sklodowska Curie (UNA4CAREER) na Universidade Complutense de Madrid, e membro do Grupo Género y Política (GEYPO) na mesma instituição. Investigadora do programa postdoctoral UNA4CAREER na Universidade Complutense de Madrid (UCM). Licenciada em Relações Internacionais pela UNESP e mestrado em Sociologia pela  Universidade de Brasília. Bolseira Fulbright (University of California, Berkeley, 2017-2018). Doutorada em Sociologia pela Universidade de Brasília (2019). Sua linha de investigação central se relaciona com temáticas de interseccionalidade de género e raça/etnia. Integra o grupo de investigação Género y Política (GEYPO/UCM). Forma parte do projeto UNISAFE sobre violência de gênero nas universidades e centros de investigação na Europa. Bajo la supervisión de María Bustelo, es responsable del proyecto IntersectGE, que adopta una perspectiva interseccional para investigar el acoso sexual contra mujeres inmigrantes y de minorías raciales u étnicas en universidades y centros de investigación en España. Es autora de los libros Tramas e dramas de gênero e de cor: a violência doméstica contra mulheres negras (Brado negro, 2016) y Dengos e zangas das mulheres-moringa: vivências afetivo-sexuais de mulheres negras (Latin America Research Commons, 2020). Sus artículos más recientes han sido publicados en Gender & Development (“Nenhum passo atrás” [Not a step back]: Brazilian Black women’s resistance in the era of Bolsonaro’s far-right government, con Macarena Aguilar) y Civitas – Revista de Ciências Sociais (“Sobre usos e possibilidades da interseccionalidade”). En la Universidade de Brasília, fundó y coordinó el Grupo de Estudos Mulheres Negras – UnB, y trabajó como profesora en los departamentos de Sociología y Relaciones Internacionales.

Julia Ribeiro S C Thomaz é doutoranda contratual em Letras Francesas no Centre des Sciences des Littératures de Langue Française da Université Paris Nanterre e em História no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Seu trabalho atual foca na poesia como categoria social e prática cultural durante a Primeira Guerra mundial, e sua linha de investigação central está na intersecção entre história, antropologia, literatura e humanidades digitais. Seus principais centros de interesse são reações poéticas a situações de violência armada e práticas literárias como modelos de/modelos para a experiência de guerra. É detentora de um mestrado em História e Civilizações pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2016) e de um Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2012). Foi bolsista de intercâmbio no departamento de estudos de guerra da King’s College London em 2011 e aluna da escola de verão Cultura e Antropologia da London School of Economics (2010). Sua pesquisa de doutorado obteve financiamento do Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (‘contrat doctoral’, de 2017 a 2021), o Prix d’Études des Mondes Contemporains de La Contemporaine (2020) e a bolsa Gerda Henkel do Historial de la Grande Guerre (2021). É pesquisadora associada do projeto Poésie Grande Guerre (https://pgg.parisnanterre.fr). Julia Ribeiro Thomaz é co-fundadora da rede de jovens pesquisadores Une Plus Grande Guerre/A Greater War. Ela faz parte do comitê de financiamentos da International Society for First World War Studies e é a oficial de comunicações e mídias digitais da Association for the Study of Modern and Contemporary France. Além de artigos em periódicos como Matérieaux pour l’histoire de notre temps, French Studies Bulletin e Journal of War and Culture Studies, Julia publica também um blog destinado à doutorandas e doutorandos, onde compartilha elementos de desenvolvimento profissional e gestão de projetos.