Poéticas de gênero em interseccionalidade social

Dodi Leal (Doutoranda Uni. São Paulo/ Curinga de Teatro do Oprimido)

12 de dezembro de 2017, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Enquadramento

Oficina de Artes particularmente pertinente para um público alargado das áreas de Estudos Feministas / de Género e das Artes, que pretende problematizar e tensionar as poéticas de gênero com outros marcadores sociais de desigualdade. A proposta se estrutura em questões de vivência no social que traduzem experiências de opressão e de resistência. O intuito é proporcionar uma reflexão sobre os efeitos dos privilégios na sociedade a partir do exercício da linguagem cênica.

Objetivos:
- Ressignificar o conteúdo de práticas pedagógicas do teatro para as poéticas de gênero
- Refletir e elaborar processos de transgeneridades e cisgeneridades por meio da cena/jogo
- Desenhar estruturas cênicas de processos sociais de gênero e marcadores de desigualdade
- Dar suporte teórico e de luta por reconhecimento sobre os saberes não hegemônicos de transgeneridades.

Público-alvo Artistas da cena, educadoras/es, psicólogo/as e pessoas de demais profissões sociais como direito, jornalismo, entre outros.

Oficina gratuita, mas com inscrições obrigatórias [AQUI] até ao limite dos lugares disponíveis

Nota biográfica

Dodi Leal - Doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/ Curinga de Teatro do Oprimido [consultar CV completo AQUI]

Organização do Programa de Doutoramento  Estudos Feministas (FLUC/ CES), em colaboração com o Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da UC.