Projeto de Tese de Doutoramento
Juventudes e cinema contemporâneo: imagens e fabulação de uma história crítica do Brasil
Orientação: Margarida Calafate Ribeiro e Maurício Cardoso
Programa de Doutoramento: Pós-Colonialismos e Cidadania Global
Financiamento: FCT
Este projeto propõe investigar a importância, o potencial e os limites do cinema contemporâneo produzido por alguns setores juvenis brasileiros para o questionamento das estruturas de poder na sociedade e suas origens coloniais e escravistas. Questões como juvenicídio, racismo, branquitude e LGBTQIA+fobia aparecem com frequência em seus filmes. Analisar a forma como esses jovens
fabulam, constroem imaginários, questionam a história e comunicam sobre o contexto pode deslindar relações entre estruturas e sujeitos, controle e formas de participação social. Fundamentada no campo dos Estudos Culturais e Pós-coloniais, a pesquisa ancora-se na Antropologia Visual como área que estuda o funcionamento das visualidades na construção de identidades, cidadanias e espaços de democracia. Propõe o estudo do cinema por uma etnografia que integra textos e contextos, com estudos de caso que abrangem a análise tanto das narrativas, como das práticas sociais dos jovens na produção e circulação de seus filmes, enquanto bens culturais.
PALAVRAS-CHAVE: juventudes, políticas de visibilidade; cinema; identidades; fantasmas coloniais; mito da democracia racial.