Vítor Neves

vneves@fe.uc.pt

Vítor Neves é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde integra o Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. É também Colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (Pólo de Investigação dedicado à Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade). É licenciado em Economia (1981), mestre em Economia Europeia (1993) e doutor em Economia (2003) pela Universidade de Coimbra. É responsável na FEUC pela lecionação de diversas unidades curriculares de 1º e 3º ciclos, colabora no doutoramento CES/FEUC em 'Governação, Conhecimento e Inovação' e no programa interinstitucional (UC/ISCTE/ISEG) em 'Economia Política: doutoramento interdisciplinar'. A sua investigação está centrada no estudo dos fundamentos, natureza e dinâmicas da economia como ciência (Filosofia e História da Economia). Tem trabalhos publicados sobre o significado do 'económico', sistemas abertos, interdisciplinaridade, objetividade, K.William Kapp, dissensão e pluralismo na Economia, ciência económica em Portugal no passado recente e custos sociais do capitalismo. Co-organizou diversos livros. Dinamiza, desde 2009, a realização do CES International Seminar on the Foundations of Economics. É atualmente membro da Comissão Permanente do Conselho Científico do CES e da Assembleia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Neves, Vítor (2020), Interesses privados, custos sociais: como ultrapassar vulnerabilidades sistémicas que persistem?, in José Reis (org.), Como reorganizar um país vulnerável?. Coimbra: Edições Almedina, 263-293

Livro

Neves, Vítor; Reis, José (orgs.) (2019), A ciência económica em Portugal: uma história recente. Coimbra: Edições Almedina

Neves, Vítor (2019), Ciência, valores e política: como os economistas têm vindo a pensar a Economia em Portugal, in Vítor Neves e José Reis (org.), A ciência económica em Portugal: uma história recente. Coimbra: Edições Almedina, 183-221