Vítor Neves

vneves@fe.uc.pt

Vítor Manuel Leite Neves é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde integra o Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. É também Colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, integrando a linha temática de "Unidade da Ciência e Interdisciplinaridade". É licenciado em Economia (1981), mestre em Economia Europeia (1993) e doutor em Economia (2003) pela Universidade de Coimbra. É actualmente responsável na Faculdade de Economia pela leccionação das unidades curriculares de Economia Pública (licenciatura em Economia), Public Economics (ERASMUS), "Controvérsias na Economia" (opcional, 1º ciclo), História do Pensamento Económico (mestrado em Economia) e Seminário de Metodologia em Economia e Sociologia (doutoramento CES/FEUC em Governação, Conhecimento e Inovação) e colabora na leccionação dos Seminários de "Governação, Instituições e Políticas Públicas" e "Economia Política Contemporânea" do mesmo programa de doutoramento. A sua investigação está centrada no estudo dos fundamentos, natureza e dinâmicas da economia como ciência (Metodologia e História da Economia). Tem trabalhos publicados sobre o significado do 'económico', sistemas abertos, interdisciplinaridade, objectividade, dissensão e pluralismo na Economia e sobre os custos sociais do capitalismo. Co-organizou A Economia Sem Muros (Almedina, 2010), Economia e interdisciplinaridade(s) (Almedina, 2012) e Facts, Values and Objectivity in Economics (Routledge, 2012). É actualmente investigador responsável pelo projecto "Que ciência económica se faz em Portugal? Um estudo da investigação portuguesa recente em Economia (1980 à actualidade)", financiado pela FCT. (http://www.ces.uc.pt/projectos/?prj=14257&id_lingua=1). Dinamiza, desde 2009, a realização de um seminário no CES sobre os fundamentos da Economia, o 'CES International Seminar on the Foundations of Economics'. É membro das seguintes associações e redes científicas: - Associação Portuguesa de Economia Política (membro fundador) - Associação Ibérica de História do Pensamento Económico (AIHPE) - European Association for Evolutionary Political Economy (EAEPE) - The European Society for the History of Economic Thought (ESHET) - World Economics Association - K. William Kapp Research Network. É actualmente membro do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004-2006), membro da sua Assembleia Estatutária (Novembro 2008-Março 2009) e membro da Direcção Executiva do CES (2011-2013). É também membro do Conselho de Redacção da revista e-Cadernos CES (desde 2016).

Neves, Vítor (2018), "Choice and competition in education: an endless controversy?", Análise Social, LIII (2.º), 227, 260-279

Neves, Vítor (2018), "The Theory of Social Costs of K. William Kapp: Some Notes on Sebastian Berger's The Social Costs of Neoliberalism", Forum for Social Economics, 1-13

Neves, Vítor (2017), "The internationalization of economic ideas. A search for connecting principles", Iberian Journal of the History of Economic Thought, 4, 1, 63-73