Virgínia Ferreira

Nota biográfica

Doutorada em Sociologia (Universidade de Coimbra), Virgínia Ferreira é Professora Associada aposentada da Faculdade de Economia (FEUC) e Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). Desenvolve investigação nas áreas dos Estudos das Mulheres/Género/Feministas, Sociologia do Género, Sociologia do Trabalho e do Emprego, Metodologia de Investigação e Políticas de Igualdade de Género. É investigadora principal do Projeto ENGENDER - Integração da perspetiva de género nos currículos e práticas pedagógicas das Universidades Públicas Portuguesas. É membro da Rede Europeia de Peritos/as em Género e Emprego (desde 2004). É membro do Conselho Editorial de várias revistas de Ciências Sociais sobre Mulheres/Género/Estudos Feministas (Feminismos, The Journal of Gender and Power), e Editora-Chefe da revista "ex æquo" (SCOPUS; SCIELO). Foi membro do Conselho Diretivo, em vários mandatos, e Directora Executiva do CES (2004-2006). Foi também Coordenadora do Núcleo de Sociologia da FEUC (2008-2010), e membro do painel de avaliação de investigação da FCT para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Tem realizado diversos estudos sobre a sociedade portuguesa, especialmente na área de investigação do trabalho e emprego (trabalho em escritórios, segregação do mercado de trabalho, articulação trabalho-família, maternidade e paternidade no local de trabalho) e tem coordenado cientificamente grupos de trabalho dedicados à avaliação de políticas, programas e projectos nacionais de intervenção social (i.e. 2º e 3º Plano Nacional para a Igualdade; Fundos Estruturais; investigação EQUAL e POEFDS, entre outros). Tem também colaborado, como parceira perita, com várias entidades que trabalham com políticas de igualdade (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego; Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). Tem prestado consultoria científica a projectos promovidos por diversas entidades, académicas e profissionais (privadas, públicas e do terceiro sector). É membro do Grupo Técnico-Científico do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. É membro ativo de associações científicas (Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Associação Portuguesa de Sociologia e Rede Género e Avaliação).

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Lopes, Mónica; Ferreira, Virgínia; Santos, Caynnã (2023), "Modalidades e Graus de Integração dos Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas no Ensino Superior Português: Uma Análise Sistemática dos Currículos [Modalities and Degrees of Integration of Women's, Gender, and Feminist Studies in Portuguese Higher Education: A Systematic Analysis of Curricula]", Faces de Eva, 50

Artigo em Revista Científica