José António Bandeirinha

José António Bandeirinha (Coimbra, 1958). É arquitecto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1983). Exerce profissionalmente e é Professor Catedrático do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação intitulada O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974. Tomando como referência central a arquitectura e a organização do espaço, tem vindo a dedicar-se ao estudo de diversos temas correlatos - cidade, habitação, teatro, cultura. Publica regularmente e é autor de diversos livros e de algumas dezenas de artigos. É actualmente Director do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, posição que já antes ocupou entre 2002 e 2004 e entre 2006 e 2007. Foi Pró-Reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra (2007 a 2011). Foi Director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2011-2013). Foi Comissário da Exposição Fernando Távora Modernidade Permanente, cujo coordenador foi Álvaro Siza, integrada em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Foi Consultor Científico da Exposição O Processo SAAL Arquitectura e Participação 1974-1976, comissariada por Delfim Sardo e organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves em colaboração com o Canadian Centre for Architecture, Montréal, Canadá. (2014-2015). José António Bandeirinha tem vindo a trabalhar regularmente sobre as consequências urbanas e arquitectónicas das práticas políticas, com especial incidência no Século XX português.

Bandeirinha, José António (2019), "O Congresso de 1948. Tudo o que é Sólido, um Século depois", in Deolinda Folgado, diretora (org.), Revelar o Património Coleção Forte de Sacavém 1º Congresso Nacional de Arquitectura 1948-2018. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 14-27

Bandeirinha, José António (2019), Ostinato Rigore. An Article by Álvaro Siza in the 1970s, in Ana Alves Costa; Ana Catarina Costa; Sergio Fernandez (org.), Cidade Participada: Arquitectura e Democracia Participatory City: Architecture and Democracy. S. Victor. Lisboa: Tinta da China, 152-159

Bandeirinha, José António (2019), "Um texto de Álvaro Siza na Década de 1970. Ostinato Rigore", in Ana Alves Costa; Ana Catarina Costa; Sergio Fernandez (org.), Cidade Participada: Arquitectura e Democracia Participatory City: Architecture and Democracy. S. Victor. Lisboa: Tinta da China, 60-73